segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXVI


Técnicas de desenvolvimento de equipes

Diversificar tarefas

Embora o trabalho realizado em equipe seja menos monótono do que se o fosse individualmente, mesmo quando repetitivo, as técnicas modernas recomendam sua diversificação horizontal e vertical.
Diversificação horizontal consiste na atribuição de outras tarefas de mesmo grau de responsabilidade funcional ao mesmo indivíduo ou à mesma equipe. Diversificação vertical consiste em acrescentar novas funções delegando e descentralizando o poder de decisão, aumentando o grau de responsabilidade funcional.

Administrar conflitos

Identificar primeiramente os conflitos entre os objetivos individuais e os organizacionais. Com mais profundidade é possível também levar em conta os conflitos potenciais entre os indivíduos e equipes (indivíduo x indivíduo: indivíduo x equipe; equipe x equipe).
Além dos motivos de natureza humana para esses conflitos, encontram-se outros de natureza organizacional, tais como a falta de organização, o desequilíbrio de oportunidades, recompensas mal distribuídas, tarefas mal estruturadas e outros. Entretanto, um dos maiores fatores causadores e mesmo eliminadores de conflitos é o desempenho da chefia.
Embora conflitos possam ser considerados indesejáveis, na medida em que são administrados tempestivamente, constituem-se em fatores positivos no processo de mudança, pois despertam a criatividade da equipe para a busca de soluções.


Pesquisa: A.C.Amaru //Felá Moscovici

Nenhum comentário:

Postar um comentário