domingo, 6 de dezembro de 2009

A formação do Líder XVIII



O que leva o homem a formar sociedades?

As sociedades são produto de muitas forças. Antes é preciso lembrar que a sociedade antecede e sucede ao indivíduo em si. Ela estava aqui antes de nós e vai continuar depois que partirmos. Entretanto, as pessoas que vêem ao mundo com necessidades, cedo adquirem características que as levam a associar-se.

Platão (427-347 a.C.) afirmou que a origem da sociedade reside nas muitas necessidades das pessoas e nas suas próprias limitações para supri-las. Já Aristóteles (384-322 a.C.) viu os primórdios da sociedade na natureza social inerente ao homem. Lucrécio (99-55 a.C.), desejando libertar os homens do terror dos deuses, achou que a origem da sociedade era a conseqüência da suavização dos sentimentos humanos e da obediência às convenções.

Nicollò Machiavelli (1469-1527) destacou o egoísmo do homem e o caráter insaciável dos seus desejos, principalmente os de prestígio e prosperidade material, como as forças básicas da criação da sociedade. John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) acentuaram que a sociedade surgia quando os indivíduos firmavam um contrato para cooperar no controle das forças da natureza que os afetavam. Seus interesses próprios e a utilidade de trabalhar em conjunto, levavam o homem à formação de sociedades por contrato.

Auguste Comte (1798-1857), filósofo francês e inventor do termo Sociologia, acreditava que a sociedade assentava, originalmente, na sociabilidade e simpatia dos homens, expressas na família como autêntica unidade original, da qual surgem unidades mais vastas. Peter Kropotkin (1842-1921), russo, salientou a ajuda mútua como o princípio que dá origem e sustenta as sociedades.

Albion Small (1854-1926) utilizou a idéia de interesses e elaborou um grupo de seis necessidades primárias: saúde, riqueza, sociabilidade, conhecimentos, beleza e integridade, como fatores formadores de sociedades.

Esses enunciados fazem ressaltar que os pensadores sociais, ao longo da história, reconheceram numerosas forças responsáveis pela criação das sociedades. Uma enumeração sumária indica a sua diversidade: necessidades humanas; diferenças de aptidão individual; afetividade humana; suas atitudes de simpatia, seu egoísmo e desejos insatisfeitos; seus acordos para garantir a existência, progressos e conforto; ajuda mútua e a satisfação de seus interesses vitais.


Fontes: Walfred A.Anderson e Frederick B.Parker

Nenhum comentário:

Postar um comentário