segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A formação do Líder XXX



A Liderança

Ações mais utilizadas no exercício da Influência do Gestor sobre o subordinado:

Orientar – Nesse caso há a aceitação da ascendência do orientador sobre o orientado. Possui um elemento de passividade por parte do influenciado. Seu campo de deliberação está mais restrito e seu comportamento mais sujeito à indução do influenciador. O processo de liderança nesse nível já é mais potente e efetivo se, além da competência técnica do orientador, houver o elemento de respeito por parte do influenciado.

Impor – A ação de impor implica necessariamente elevado desnível na seleção de poder entre influenciado e influenciador. Ao receber uma imposição, ou uma ordem, o influenciado tem poucas alternativas para fugir da situação. É claro que, ao desencadear uma imposição, o influenciador sabe que está contando com algum tipo de respaldo, seja seu próprio poder (físico, econômico, pericial ou pessoal), seja o poder que lhe é dado pela empresa (autoridade), ou a fraqueza de seu interlocutor. Assim, ele possui os meios para sancionar o comportamento do influenciado, premiando-o ou punindo-o.
Esse tipo de ação é muito usado em organizações de estilo autoritário. Entretanto, é difícil para o superior controlar a interpretação e a utilização que o subordinado dá à sua ordem, e na medida em que isso acontece, as atitudes do último têm considerável importância. Deixando de lado a insubordinação expressa, uma ordem pode ser executada de maneira inteligente ou bisonha, imediata ou lentamente, entusiástica ou relutantemente. Além disso, é comum que o clima psicológico seja caracterizado por medo e passividade ou por raiva e rebeldia, em resposta à agressividade dos superiores.
O processo de liderança a este nível é extremamente forte em seus resultados imediatos e frágil em sua permanência a longo prazo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário