quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GESTÃO ORGANIZACIONAL NA ESFERA PÚBLICA


Publicado em 20-Jan-2011,  por Helbo Moura


Sabemos hoje que existem apenas pequenas diferenças entre administração pública e administração privada. Ambas têm a finalidade da aplicação de modelos em excelência de gestão de qualidade que envolve a um ambiente competitivo, baseado na melhoria dos processos internos, na melhoria do atendimento as necessidades básicas das comunidades e principalmente na qualificação profissional. Mesmo assim, muitos de nossos funcionários públicos não entendem essa relação e diferenciam quando não há o que diferenciar, portanto, é preciso estar consciente de seu novo papel no mundo moderno em que hoje participamos tão globalmente.

Ao analisarmos as mudanças dos Gestores maiores da administração pública, observamos a baixa utilização de critérios analíticos para a escolha dos muitos profissionais que deverão compor as bases das diversas Secretarias, Instituições, Fundações e outros órgãos governamentais. É fato comprovado que a falta atual de uma política de recursos humanos também é, sem dúvida, um fator relevante que impede a construção de um perfil profissional adequado para os cargos que irão compor a administração pública nas suas mais diversas esferas, dando espaço para uma distribuição aleatória, sem critérios definidos por área competente para a ocupação desses cargos se baseando em muitas vezes em indicações políticas, às vezes até para atender necessidades deste ou daqueles sem, contudo, identificar requisitos e perfis necessários para os cargos e funções que se irá exercer.

                No entanto, é essencial que sejam desenvolvidos outros mecanismos para a seleção de servidores que possam “aferir competências”. O ideal é a combinação adequada e racional de proceder às nomeações utilizando critérios que garantam eficiência, comprometimento e responsabilização.

                Por que não aplicar uma Gestão Pública condizente com os novos ambientes que surgem, as novas tecnologias que aparecem, as novas necessidades do povo, as novas atitudes comportamentais da população, as novas dimensões de controle social e, finalmente, para poder entender e não ter questionamentos sobre o papel desses profissionais perante a sociedade na qual está inserido? É preciso ter critérios, é preciso ter qualificação para determinados cargos onde devem ser estipulados os requisitos e perfis necessários para tal. Então, que os lideres ou gestores entendam que esse processo é importante para a construção de um serviço público de qualidade, eficiente e dinâmico.



Do site: www.gestopole.com.br


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