domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tryvertising: essa moda pega!



Publicado em 14-Jan-2011, por Paula Zago



Saber a opinião do consumidor em relação a um produto é primordial, seja para o lançamento ou aperfeiçoamento do mesmo. Hoje em dia, há diversas ferramentas disponíveis para a realização das "pesquisas de mercado", sejam elas de forma eletrônica ou impressa, qualitativa ou quantitativa, e por aí vai.
 
Em recente artigo, comentei a respeito das redes sociais como ferramenta de feedback e acompanhamento. Neste artigo, pretendo expor um pouco melhor o conceito Tryvertising, adotado por países como China, Japão, Estados Unidos, Espanha e recentemente pelo Brasil, que visa disponibilizar gratuitamente produtos que ainda não foram lançados no mercado ou que estão em fase de adaptações, em troca do feedback do consumidor, que irá "experimentar" o produto e responder a uma pesquisa de opinião sobre o mesmo.

No ano passado foram inaugurados os primeiros espaços deste conceito no Brasil, ambos localizados em São Paulo: o "Clube das Amostras Grátis" e o "Sample Central". Os associados pagam apenas uma taxa anual e podem levar uma quantidade limitada de produtos por mês (sem pagar por eles), a única obrigatoriedade como associado é responder a uma pesquisa de opinião sobre os produtos retirados, dentro de um prazo previamente estipulado.

Se do ponto de vista do varejo a ideia é boa, do ponto de vista do consumidor a ideia é melhor ainda, pois os mesmos levarão os produtos de graça em troca da pesquisa. Afinal, quem não gosta de ganhar um brinde ou uma amostra grátis? É sempre muito bem vinda (principalmente para quem gosta de estar por dentro das novidades do mercado).

Para a empresa, além de divulgar o produto a um público considerável (em apenas 4 dias, o Clube das Amostras Grátis recebeu 10.000 associados) há a oportunidade de receber os feedbacks direcionados do produto em questão, além de torná-lo conhecido entre os associados e consequentemente, aos familiares e amigos do associado (que mais cedo ou mais tarde, experimentarão a novidade).
 
Com esta ação, a empresa que expõe seu produto ganha não só a credibilidade, como também a confiança e o respeito do consumidor, que além de optar por "experimentar" o produto, poderá adquirí-lo assim que lançado no mercado, com as devidas melhorias e adaptações apontadas pelos próprios consumidores.
 
Atualmente, a troca de experiências tem sido implantada em diversaas ações e campanhas de marketing, com o objetivo de se aproximar do público-alvo, na tentativa de conquistá-lo e fidelizá-lo. O consumidor por sua vez, aproveita a oportunidade para conhecer melhor o produto, sem compromisso nenhum - o resultado muitas vezes é melhor do que se esperava, pois ele não sofre pressão de venda e tem total liberdade para escolher e dar sua opinião - pontos positivos para a decisão final de compra.


do site: www.gestopole.com.br

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