quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cartilha do Gestor XXXI


Teoria Geral dos Sistemas




A teoria administrativa, como campo de estudos, é relativamente nova, mas, como todas as ciências, tem passado por evoluções sucessivas. Todos os enfoques contribuiram para o seu enriquecimento, mas a visão sistêmica coloca os administradores em melhores condições de responder aos desafios que lhes são apresentados.



Sistemas



Conjunto de elementos interagentes e interdependentes que formam um todo com um determinado objetivo e efetuam uma determinada função.

A proposta de Bertalanfffy (biólogo) foi formular princípios unificadores que atravessassem o universo "das ciências", tornando possível a troca de informações entre cientistas que trabalham em campos diferentes.

A totalidade é uma das idéias básicas que sustentam a teoria sistêmica. É o todo do objeto do estudo ou o conjunto articulado de partes que interagem voltadas para o objetivo geral.


Nenhuma parte (subsistema) pode atuar desconsiderando o todo.

O conceito de unidade fixa a idéia de que um sistema é constituído de partes que trabalham em função de um todo, mesmo sendo diferentes quando analisadas isoladamente.

As partes que formam o Sistema, apesar de diferentes, são interdependentes, uma influenciando a outra. Qualquer modificação introduzida em uma unidade, influencia também as outras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário