segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cartilha do Gestor XXXV


A empresa sob o enfoque
sócio-técnico-aberto-político




A rigor, as empresas sempre foram sistêmicas. A diferença, hoje, é que, com a incorporação do enfoque sistêmico, essa visão ficou mais clara. O próprio surgimento e evolução das teorias administrativas evidenciam a interdependência entre as organizações e o meio-ambiente.

A partir das "entradas", "processamento" e "saídas" é possível identificar os vários subsistemas que existem na organização: contábil, pessoal, financeiro, informações, etc.

O importante é saber que cada componente do sistema tem uma tarefa, atividade ou trabalho a executar e o seu desempenho vai repercutir no desempenho global do sistema. Ou seja, a existência das partes só se justifica na medida em que contribuem para facilitar o atingimento
dos objetivos e metas.

A criação de sistemas e subsistemas visa viabilizar o funcionamento da empresa. Se criados sem um claro comprometimento com os objetivos organizacionais, o funcionamento fica prejudicado. Para essa criação é necessário que observemos os aspectos sócio, técnico, aberto e político.

A componente social está presente na empresa porque ela conta com a participação de pessoas, que se relacionam interna e externamente, em função de papéis que desempenham ou cargos que ocupam. São exatamente esses grupos que transformam a eficiência potencial em eficiência real. Espera-se das pessoas componentes da empresa que tenham um comportamento identificado com os seus objetivos, ao mesmo tempo em que são consideradas como seres complexos, com individualidade própria e que, também, fazem parte de outros sistemas.


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