sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Grande oferta: Cópia pelo preço do original



Publicado em 10-Nov-2010, por Ivan Postigo




Criatividade, inovação, revolução mercadológica são palavras muitos usadas, contudo a prática sempre foi observar o líder. Este lança um produto, um expositor, uma campanha, cartazes, imediatamente será seguido. Os líderes têm a tendência de adicionar talentos, o que é muito diferente de contratar trabalhadores ou empregados, pois para estes cada trabalho é um novo negócio, cada colaborador um empreendedor. O empreendedor desenvolve sim a capacidade de absorver novas tendências e aplicá-las rapidamente, mas tem outra qualidade fundamental que é se livrar dos velhos conceitos. O que dificulta muitas empresas de se tornarem grandes e melhores empreendimentos, não é dificuldade de entendimento e acesso a novas tecnologias e técnicas, e sim a resistência a se livrarem dos velhos procedimentos e vícios que impedem a mudança de atitude. A era do poder de quem tinha informação acabou, você pode obtê-la a qualquer hora, hoje o que importa é seu uso rápido. Tudo aquilo que for possível ser vendido em larga escala rapidamente terá seguidores, virará commodity e terá seu preço achatado. O cover, a cópia, a imitação, a clonagem, podem ser um recursos no início de um projeto como forma de entendimento e aprendizado, não como consolidação de uma trajetória. Gestores presos a idéias ultrapassadas, em empresas cujas culturas assim se consolidaram, aprenderão de forma bastante contundente que é mais fácil destruir a organização que mudá-la. As sementes das novas tendências precisam de campos férteis em nossas mentes para desenvolvimento. Muitas empresas demoram anos para aceitar o futuro, quando o atingem tudo já se tornou ordinário. A ânsia de seguir o líder e obter os mesmos resultados leva empresas a copiar tudo o quer for possível, de produtos e procedimentos a gestos. Tivessem meios contratariam todos os funcionários de seu concorrente, fariam os mesmos produtos e os venderiam nos mesmos lugares, como isso não é possível tentam conseguir alguns e vão ao mercado em busca de semelhantes. Ao mesmo tempo em que procuram um perfil profissional, tentam encontrar linhas de pensamento idênticas à deles, que não necessariamente é a linha do concorrente, gerando um pequeno conflito. Num mundo de iguais, como poderíamos ser tão iguais, uma cópia perfeita, o ponto de nos destacarmos e sermos diferentes? Neste mundo de clonagem, pode-se obter adaptação, nunca evolução, as idéias serão sempre as mesmas. O concorrente atingiu essa posição no mercado por uma série de atributos e não apenas por um, por isso representa algo na mente do consumidor, qualidade que a cópia não terá. A questão que deve ser analisada é porque alguém pagaria o preço de original por uma cópia se pode ter acesso a ele?


Ivan Postigo

Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USPAutor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendasFree e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Postigo Consultoria de Gestão EmpresarialFones (11) 4526 1197 / ( 11 ) 9645 4652 http://www.postigoconsultoria.com.brivan@postigoconsultoria.com.brivan@postigoconsultoria.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário