sábado, 11 de dezembro de 2010

Livre-se da Pressão “DO FAZER”


Publicado em 3-Nov-2010, por Wagner Siqueira



Não se perturbe se você for capaz de trabalhar eficientemente numa mesa desorganizada, cheia de papéis e documentos, e, simultaneamente, ainda avançar num emaranhado de projetos que nem sempre têm a ver entre si. Os conceitos tradicionais da boa gestão do tempo são geralmente válidos, mas nem sempre para todas as pessoas e nem se aplicam a todas as situações. É preciso, no entanto, que você esteja realmente seguro se é uma dessas exceções ou se não está apenas justificando os seus maus hábitos do uso do tempo para os manter inalterados.

* Caia fora de uma conversação telefônica sem fim dizendo ao interlocutor que “você está no meio de uma reunião, que retorna a ligação assim que puder”. Faça-o nos últimos 15 minutos do fim do expediente do interlocutor. Ele certamente será bem mais objetivo no que lhe tem a dizer.

* Comece por fazer o que você de fato deseja fazer agora. Nós não viveremos eternamente. Temos apenas cada momento de que desfrutamos. A vida cintila como uma estrela em nossas mãos – e derrete como um floco de neve. Assim é o tempo de nossa vida. Ela só existe aqui e agora, nos momentos presentes em que vivemos. Até o passado é presente, porque é o que fica do que passou.

* A escolha do que fazer define um estilo de vida. O estoque do tempo é inexaurível, mas não pode ser armazenado para uso posterior. Como bem disse o poeta Omar Khayyam, “O vinho da vida goteja gota a gota; as folhas da vida caem uma a uma”. O que você gostaria de fazer hoje, mas aquiesce que não pode em função da pressão do tempo que o leva a fazer outras coisas, pode nunca vir a ser feito. Perde-se nas brumas do tempo, tão bem configurado no clássico do cinema “E o Vento Levou – as time goes by”.

* Jamais remeta uma carta, memorando, fax ou e-mail a alguém quando estiver com raiva, irritado ou com algum desentendimento que o perturbe. Pergunte-se antes: “Você o remeteria se soubesse que o texto poderia ser publicado no boletim interno de sua organização?”

* Antecipe-se sempre às crises, trabalhando previamente no que é importante mas ainda não é também urgente. Reaja ao lugar comum: “Nada torna uma pessoa mais produtiva do que o último minuto de que ela dispõe para concluir uma tarefa”. Ou pior ainda: “Para realizar grandes e importantes tarefas, duas condições são necessárias: planejamento e um tempo não muito flexível”.

* Estabeleça uma programação de tempo que o ajude a selecionar diária, semanal e mensalmente as suas prioridades. Mas esteja sempre disponível a alterar ou abandonar o que tiver que fazer sem quaisquer desapontamentos ou frustrações. É o homem e suas circunstâncias, de que nos fala Ortega e Gasset em “A Rebelião das Massas”. Temos que nos ajustar às contingências impostas pela dinâmica da vida quando não as podemos alterar.

* Não se censure com pensamentos negativos, tais como – “eu jamais conseguirei cumprir esse prazo”. Ao contrário, pense em afirmativas que você usaria para motivar alguém, e as use para se auto-estimular e adotar uma atitude mental positiva em relação ao que tem a fazer.

* Tire da cabeça qualquer expectativa de que possa manter-se permanentemente atualizado com todas as últimas informações. Ninguém pode. Abarrotar-se de muitos dados e fatos, de todos os detalhes, desvia a sua atenção do essencial e do importante, ficando mais difícil para você concentrar-se nas suas prioridades reais e controlar o seu tempo para as realizar. A concentração é a chave do sucesso, na medida em que libera tempo para se dedicar ao que de fato faz a diferença.

* Focalize os resultados e não as atividades que os concretizam. O quanto você trabalha não é tão importante como o quanto você realiza. A avaliação de desempenho decorre da constatação dos resultados obtidos e não dos esforços despendidos.

* Fuja da dicotomia equivocada do tudo ou nada. Não se auto-avalie como um sucesso ou fracasso em função de você conseguir realizar com êxito ou não cada uma de suas atividades e tarefas. Compartimentalize o que tem a fazer por grupos de atividades afins e dedique-se à realização de cada um de per si.

* Quando o seu superior lhe pedir para agregar qualquer informação adicional a um documento, destaque o novo material no texto em revisão para que ele possa rapidamente perceber as mudanças realizadas por você.

* Você solucionará um número muito maior de problemas e com rapidez se concentrar a sua ação no que deve ser feito e não só no quem está com a razão ou está lhe solicitando para fazer.

* Evite a procrastinação desnecessária, utilizando o “princípio dos dois minutos”: se você pode concluir uma atividade em 2 minutos, não a adie para fazer depois. Faça-a logo. O que demora, deteriora. Como diz o anúncio publicitário: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

* Os primeiros passos estabelecem o ritmo da caminhada. Se de manhã você perder por desorganização uma hora, tenderá a gastar todo o dia “em busca do tempo perdido”, de que falava Albert Camus. A desorganização de seu tempo tende a criar raízes, estabelecer um padrão de comportamento, tornar-se um hábito. Portanto, comece todos os dias de trabalho de forma organizada, com o propósito de fixar um padrão de comportamento que pouco a pouco se tornará na sua rotina do cotidiano.

* Busque em sua organização um lugar tranqüilo, que lhe garanta isolamento por algum tempo, onde você possa se dedicar a um trabalho intelectual produtivo sem que seja interrompido. Não precisa fazer disso segredo, mas, pelo contrário, um retiro legitimado de reflexão negociado com seus colegas e superiores. Eles o compreenderão e o respeitarão, pois, como diz o ditado popular “guerra avisada não mata soldado”. E só o interromperão em caso de absoluta necessidade.


Do site: www.gestopole.com.br

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