terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Será o fim dos nossos “Gênios Criativos”?



Publicado em 3-Nov-2010, por Ricardo Valentini


Campanhas publicitárias criativas sempre foram uma característica do mercado brasileiro. Quem não se lembra de comerciais históricos como “O primeiro Valisére a gente nunca esquece”, criada por Washinton Oliveto nos anos 80, ou ainda, no início da década de 90 a campanha da Brastemp, com o slogan “Não tem comparação” e também a do “Gordinho da Honda”, “Pipoca e Guaraná” da Antárctica. Se fossemos lembrar teríamos mais uma infinidade de campanhas que marcaram o final do século passado. Comerciais como esses fizeram uma época de ouro do mercado da propaganda no Brasil, eles transmitiam uma mensagem saudável e com ar de ingenuidade para todos aqueles que assistiam, assistiam e assistiam, pois eram incansáveis; seus jingles, suas falas eram repetidas nas ruas, nos bares, em todos os lugares.

Século XXI, muita expectativa, a tecnologia será uma super aliada a partir de agora, a internet está aí reinventando tudo aquilo que já havíamos visto na propaganda brasileira até então. Se as últimas duas décadas foram brilhantes, imagine só como será agora? Nossos “Criativos” não terão mais barreiras pela frente, o capitalismo invadiu o Brasil, o Plano Real estabilizou nossa economia, as pessoas querem comprar, teremos um espetáculo de inovação e criatividade nos intervalos de nossos telejornais e novelas. Sim, tivemos espetáculos, mas foram de aberrações e fórmulas prontas que produziram e produzem um universo de materiais cada vez piores, que somos obrigados a assistir e engolir. Onde estão nossos criativos? Campanhas de varejo como Casas Bahia, Hipermercados Big, Carrefour, Wallmart e mais umas série de grandes anunciantes nos obrigam a deglutir suas “Super Ofertas” com aqueles comerciais baratos e sem produção. As cervejarias, que poderiam nos salvar, apelam para o lado sensual ou um humor completamente sem graça, que fazem “Zorra Total” se tornar algo engraçadíssimo. Tudo isto enquanto poderiam mostrar a qualidade de seus produtos de uma forma interessante e que realmente colocasse as marcas em evidência. O que são os anúncios de carros e motos? Todos completamente iguais, ninguém sabe a diferença entre eles, pois todos são confortáveis, econômicos e podem ser pagos em até sessenta prestações sem juros.

Estamos no final de 2010, o que vem pela frente? Inicia-se uma nova década, a década dos IPods, IPhones, IPads, ITudos. A tecnologia será uma super aliada a partir de agora, a internet está aí reinventando tudo aquilo que já havíamos visto na propaganda brasileira até então, SE A ÚLTIMA DÉCADA FOI UM DESASTRE, imagine só como será agora? Nossos “Criativos” não terão mais barreiras pela frente, o capitalismo invadiu o Brasil, o Plano Real estabilizou nossa economia, as pessoas querem comprar. Será que dessa vez teremos um espetáculo de inovação e criatividade nos intervalos de nossos telejornais e novelas?



Por Ricardo Valentini


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário