sexta-feira, 1 de julho de 2011

Algumas ideias para aumentar os lucros

   

Listamos aqui vários exemplos de empresas que usaram vários tipos de estratégias para criarem novos mercados, aumentarem suas vendas e chegarem ao topo:

Inovação: o mercado de barras de chocolate estava saturado e a Ferrero decidiu lançar um novo conceito: um ovo de chocolate com um brinquedo no seu interior. Um brinquedo que seria o primeiro de uma longa serie para as crianças pudessem colecionar. O Kinder Ovo foi anunciado na televisão e seu posicionamento era o de um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O tamanho do ovo contém a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. Quando ela abre um, encontra um brinquedo com o qual se diverte e não pede mais chocolate. Esses dois fatores asseguraram aos pais, que o Kinder Ovo era a escolha certa entre tantas opções.

Espaço: Um automóvel com o menor tamanho possível levou a Mercedes Benz a desenvolver o Smart, uma nova categoria no mercado de automóveis.

Criatividade: Walt Disney criou o primeiro desenho de animação de longa metragem, Branca de Neve. Os críticos afirmaram que Disney era louco. A verdade é que ele criou um filme com momentos de tristeza, alegria, perseguições, dança e música, amor piadas. Uma nova categoria na indústria do cinema acabará de nascer.

Nicho: a Lacoste aumentou o comprimento de suas camisas masculinas e descobriu que elas poderiam ser comercializadas como saída de praia para mulheres.

Detalhe: colocar uma torneira na tampa de garrafas de cinco litros de água mineral permitiu que elas fossem colocadas deitadas na geladeira e que o consumidor pudessem se servir de água gelada diretamente da garrafa, evitando o manuseio do pesado galão.

Margem: depois de um estudo piloto, os hotéis Hilton instalaram mini-bares em todos os quartos. A empresa descobriu que os hóspedes que usavam suas unidades de mini-bar gastavam uma media de 3,40 dólares por noite. Logo a cadeia de hotéis estava faturando mais de 14 milhões de dólares em vendas anuais dos seus mini-bares, com uma margem de lucro de aproximadamente 38%. Isso atingiu cerca de 5,3 milhões de dólares extras!

Distribuição: uma empresa alemã decidiu vender comida congelada da mesma forma que se vendem enciclopédias, perfumes, roupas: porta a porta, através de representantes que ganham comissão. Observe que, nesses exemplos a fórmula de vender não é nova. A inovação veio de um sistema de distribuição ou vendas já existentes que foi aplicado a um produto ou serviço que não o utilizava.

Mudança: “propomos uma motocicleta para funcionar na água”. Hoje os Jet Sky é  um produto familiar para todas as pessoas, mas antes de ser criado era uma proposta aparentemente absurda. O produto não deveria ter rodas e o motor deveria ficar na traseira, como em uma lancha.


Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Autor: Prof. Menegatti 


Publicado em: 15/06/2011 , no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário