sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bons funcionários como mantê-los?

    
Diariamente recebo vários pedidos para escrever sobre temas diversos, o mais recente e que reflete o pedido de muitos clientes e amigos é: Como faço para manter meus melhores funcionários, visto que os mesmos são muito assediados pelos concorrentes?

A primeira dica é entender qual a imagem os funcionários têm de sua empresa? Qual a imagem eles têm de você como líder? Ao responder essas perguntas você entenderá se eles valorizam o local de trabalho e se identificam com sua empresa.

Caso positivo você tem um ótimo sinal de que eles preferem trabalhar com você a sair pela primeira oferta de emprego.  Afinal de contas eles ainda estão com você, não é?

A segunda dica é sobre remuneração, como os seus funcionários percebem o salário que ganham? Nesse quesito temos que realizar um paralelo entre os salários pagos por você e os pagos pelo mercado. Há diferenças? Para melhor ou pior? Outro aspecto importante é o sentido de responsabilidade, funcionários que exercem atividades de maior responsabilidade estão recebendo o mesmo que funcionários de menor responsabilidade?

A probabilidade de se perder excelentes funcionários por estes motivos é muito grande. Reveja sua política de cargos e salários, contrate um administrador para auxiliá-lo.

Para esse caso é necessário escalonar os cargos em sua empresa. Dessa forma, poderá diferenciar os salários de acordo com a sua estrutura organizacional.

A terceira dica diz respeito à valorização e motivação dos funcionários. E além da valorização a empresa tem de rever o seu processo de recrutamento e seleção. Pois no momento da contratação os candidatos ao emprego têm de estar cientes de que tipo de ascensão na carreira poderão conquistar ao entrarem para trabalhar em sua empresa.

Este cuidado evita muitos aborrecimentos advindos de uma seleção errada.

 A quarta dica é seja honesto, e se sabe que determinado funcionário importante para sua empresa está sendo assediado pelos concorrentes tenha uma conversa franca com ele. Discuta as propostas oferecidas e veja quais são as expectativas do mesmo em relação à nova proposta recebida e o que a sua empresa pode fazer em relação a isso.

Caso haja acordo entre as parte vale a pena manter o excelente funcionário, caso negativo, o melhor é abrir mão da disputa e investir no talento interno da empresa.

Esse é um processo cíclico que todo empresário terá de manter, avaliar as condições de sua empresa e liderança, cargos e salários, estrutura de recrutamento e seleção, valorização e motivação dos funcionários.

Pense nisso e verá como pequenas atitudes geram grandes resultados.


Autor: Tiago Lira Vieira


Publicado em: 27/06/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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