segunda-feira, 4 de julho de 2011

Qualidade do atendimento! A outra face


Semana passada, estive no Paraguai, muito conhecido por seu dinâmico sistema de exportação, A visita era em Foz do Iguaçu, mas o Paraguai fica ao lado, então não custa conhecer.

Assustei-me claro com muita coisa, mas ao mesmo tempo fiquei maravilhado pelo empenho dos vendedores, isso mesmo, pessoas que simplesmente vivem do que vende, em 30 minutos fui abordado por 15 vendedores, cada um com seu modo de apresentação e negociação.

Não adianta, todos na realidade querem faturar, seja o negocio que o mesmo representa, independente do tamanho e seu potencial, o lema é GANHAR DINHEIRO.

É claro que posso parecer um tanto quanto grosseiro, mas o que se faz sem dinheiro hoje em dia? Pois bem, um destes vendedores me chamou a atenção pelo seu alto nível de apresentação, o vendedor Paraguaio, trabalha na rua, sem banca e sem loja fixa, simplesmente com uma bolsa na mão.

A sua impecável apresentação pessoal, seu sapato engraxado, cabelos muito bem modelados, e ainda por cima, um porte esbelto, sua idade aproximada imagino ser de 50 anos.

Sua dicção me deixou um tanto quanto surpreso, pois este mesmo usava de palavras objetivas ao abordar. “Senhor por gentileza, preciso de um minuto apenas de vossa atenção” ao invés de “quer comprar?”.

Esta negociação começou ali em sua abordagem, logo depois, ”tenho aqui um produto muito conhecido, posso lhe apresentar?” ao invés de “quer comprar? eu faço por 50% a menos”.

Na apresentação do produto, descreveu todos as suas características como se ele tivesse  fabricado, fiquei impressionado como ele sabia tanto.

Ao final, acabei comprando o produto sem ao menos negociar, pois em 1 minuto ele me convenceu que eu realmente precisava deste produto.

Ao comprar, ele ainda me deu um cartão com telefone e e-mail, fiquei abismado com o cara, por finalizar perguntou, se quiser levar mais uma, lhe dou um desconto especial, então decidi sair correndo, era bem capaz de comprar tudo.

Uso este texto para realçar a Qualidade no atendimento inicial de uma venda, não adianta ter um ótimo produto se você tiver uma boa abordagem de negociação, e este fato é muito relevante para o sucesso de seu negócio.

Pensar como o cliente quer ser tratado deve ser o fluxo de atendimento até a entrega!

Pense nisto!

Autor: Zafenate Desidério

Publicado em: 15/06/2011, no site:www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário