quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atrapalhado com o sucesso, desastrado com o fracasso

 

A vida nos fornece exemplos, o tempo todo, para ações e entendimento de questões complexas. Sabedoria é essencial para que possamos captar o que ocorre ao nosso redor, aprendendo lições e aplicando.

É essa competência que permite ao homem que chega em casa, voltando do campo, com as calças cheias de carrapichos, vê-los com o potencial de um produto.

É a observação, também, que nos ajuda separar a vocação do talento.

Vocação como tendência ou inclinação para uma profissão e talento como destreza.

Ouvia um árbitro dizer: - O futebol sempre me apaixonou.  Quando garoto, eu acordava e dormia com a bola. Comecei jogando na linha, mas ali não deu certo, faltava habilidade. Fui parar no gol, onde também não era meu lugar. Era lento e não tinha reflexo. Acabei no apito. Participando de um mundo que me enche de alegria!

São dicas importantes para que levemos para o nosso ambiente, gestão empresarial, visões que nos ajudem enxergar os desafios e barreiras a serem superadas sob diversos prismas.

Não é sem razão que Tom Peters diz: “Leia mais romances e menos livros sobre negócios. Os relacionamentos são tudo”.

A recomendação poderia ser desenvolva networking, invista em parceiras, mas a questão principal é “como”?

A boa conversa, a interação, a simpatia, a empatia, o entendimento, a compreensão são aspectos que demandam conhecimento.

Ao somar o conhecimento com essas virtudes, seremos capazes de aceitar pessoas e seus pontos de vista.  Em negócios, esse aspecto, gosto de qualificar como adição de competências.

A nossa capacidade de reconhecer nossos pontos fracos e reforçá-los e notar nossos pontos fortes e potencializá-los nos dará, como profissionais, vantagens competitivas, para não só participar, mas para concorrer e vencer.

Competência é um estado e não uma qualidade pessoal, mas o homem se esquece disso.

Deveríamos dizer estou competente, ao invés de sou competente, afinal conhecimento também se torna obsoleto.

Uma empresa é resultado da soma das competências e os gestores se esquecem disso. Alguns jamais aprenderão, pois a essência do aprendizado em gestão está na generosidade.

As pessoas me perguntam por que necessitamos ser generosos para aprender administrar uma empresa?

Simples, você será capaz de aprender e desenvolver todas as tarefas com excelência em uma empresa?

É possível aprender sozinho, sem interação? Acho que nem preciso responder, certo?

Ora, então, como se estabelece uma relação de troca, o sucesso do processo depende da generosidade das pessoas.

Na falta desta é improvável que o sucesso se sustente.

O projeto que chamarei “Construindo Roma” apresentava um cenário extremamente positivo, embora a empresa se arrastasse em dívidas. Os diretores não primavam pela simpatia e muitos menos pela empatia. Desastrados com o fracasso, não conseguiam reverter a situação. As perdas pouco lhe ensinavam. Nenhuma lição tiravam dos problemas.

Horas de debates, exercícios de reflexão e convencimento, muitos dos quais poderiam ter sido evitados e o processo acelerado, caso cedessem um pouco, finalmente o plano de ação estava desenhado.

Urgência urgentíssima em cada passo. Um estudo do passado mostrava que todos os que chegavam tinham prazo de validade.

A princípio as idéias eram aceitas, mas transcorrido determinado tempo iam para o ostracismo.

Todos nas equipes se empenharam e para surpresa geral os resultados se mostraram muito melhores do que planejados e imaginados. Isso antecipou o “efeito rebote”.

Diziam os colaboradores: - Os resultados positivos nunca batem e voltam em forma de congratulações e bônus, mas batem e voltam com ações de centralização e dissimulação para evitar pleitos financeiros.

O histórico de rotatividade de colaboradores apresentava uma característica delicada: nos momentos de dificuldades contratavam profissionais experientes para reverter a situação, contudo tão logo pudessem ter a gestão sob controle, faziam substituições, buscando reduzir os desembolsos.

Atrapalhados com o sucesso, desastrados com o fracasso, a empresa não existe mais. Não suportou, faliu!

Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Autor: Ivan Postigo

Publicado em: 17/06/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário