domingo, 24 de julho de 2011

Conhecer os Clientes

 

Como faço para estar mais próximo do meu cliente? Essa é uma questão que sempre me perguntam. Sempre digo que o modo mais natural de estar mais perto de seu cliente é conhecendo o mesmo. A dificuldade da maioria dos pequenos e médios empresários é o modo de fazer isso. O grande erro é não pensarem no consumidor estrategicamente.

Vamos às dicas de como realizar esta tarefa.

A razão da existência de sua empresa é para servir o seu cliente. O retorno conquistado é consequência. Pessoas gostam de ser bem atendidas, respeitadas e principalmente, surpreendidas com boas notícias.

O foco de seu pensamento então tem de ser o de encantar o seu cliente. Toda a estrutura de sua empresa tem de agir em função de conquistar a confiança e o respeito do seu consumidor.

Invista no atendimento de sua empresa. O bom atendimento refere-se à imagem que o cliente tem de sua organização. Dedique tempo a arrumar o layout, a vitrine, os produtos expostos para vendas.

Preocupe-se com a qualidade de seus produtos, se o estoque está correto em relação a sua demanda. Limpeza é fundamental. Limpe deixe sua empresa arrumada. Organizada.

Formalize o uniforme de seus colaboradores e o seu. Use cores que reflitam o clima que sua empresa deseja imprimir.

Treine seus funcionários na arte do atendimento ao cliente. Dê treinamentos técnicos sobre os seus produtos. Diversifique o perfil profissional de seus funcionários. Para atender a diversos perfis de clientes.

Crie um sistema de relacionamento com seus clientes. Mantenha-os próximos. Entenda como utilizam o seu produto e o motivo de escolherem a sua empresa.

Posicione-se de modo que os seus clientes sintam-se parte de sua empresa. Para que comprem a ideia de seu negócio e se tornem leais.

Siga essas pequenas dicas e perceberá como conseguirá grandes resultados. Pense o cliente como o foco central de toda a existência de sua empresa. Repasse esse sentimento para todos em sua organização inclusive para os clientes.


Autor: Tiago Lira Vieira

Publicado em: 08/07/2011 , no site: www.qualidadebrasil.com.br

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