quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fui demitido porque sou muito bom!


Parece um título absurdo, mas é uma situação que ocorre com muitas pessoas e algumas empresas parecem ter o dom de : PREPARAR , CAPACITAR E EXPORTAR SEUS MELHORES TALENTOS PARA A CONCORRÊNCIA.

E o pior é a cegueira reinante nessas empresas que tem o discurso mais do que comum de que a pessoa que demitiram “ não era tão boa assim “; mas o incrível é que essa mesma pessoa demitida na empresa A ,está indo muito bem e apresentando excelentes resultados na empresa B.

Você não tem certeza se sua empresa se enquadra nessa situação? Então faça algumas perguntas:

    Depois que você contratou um novo Líder, sua equipe foi quase toda demitida?
    O seu novo Líder recontratou pessoas todas indicadas por ele?
    Onde estão as pessoas que saíram da sua empresa e quais os resultados delas no mercado?
    Você, pessoalmente, conversou com algumas das pessoas demitidas pelo seu Líder? Escutou a versão dessas pessoas demitidas?
    Você demitiu baseado em fatos ou fofocas?
    Qual a média de permanência das pessoas na sua empresa?
    Algum Líder em especial troca, constantemente, os membros da equipe alegando incompetência dessas pessoas ou problemas de caráter?

Se você respondeu SIM  a qualquer das perguntas acima, continue a ler este artigo.

Muitas são as pessoas que me consultam depois de serem demitidas, procurando uma recolocação no mercado e muitas delas estão arrasadas e sem explicação para estar sem trabalho. Sua autoestima está completamente abalada.

Realmente, é difícil encarar essa situação, mas será pior se você ficar procurando achar os culpados e deixar de analisar a excelente oportunidade de aprendizado.

Portanto vamos continuar com as perguntas, especialmente para você que pode ter sido demitido recentemente,  ou que ainda guarda ressentimentos devido à uma demissão no passado:

    Você não estava feliz nessa empresa?
    Você não tinha amigos lá?
    Não participava dos eventos e treinamentos que a empresa promovia?
    O seu superior imediato implicava com você ou parecia discordar de todas as suas ideias?
    O seu superior procurava lhe expor ao ridículo na frente dos demais?
    O seu superior parecia se sentir ameaçado por você
    Suas ideias eram sempre destoantes em relação aos demais membros da equipe?
    Só você falava e dava suas opiniões nas reuniões?Os demais sempre ficavam quietos e  falavam mal de tudo nas “conversas de corredor”?
    Você estava se sentindo exausto (a) tentando convencer as pessoas sobre seus projetos?
    Todos lhe apoiavam em particular, mas discordavam em público?
    Você se sentiu, algumas vezes, em dúvida sobre sua capacidade?
    Você se sentiu oprimido e depressivo pela falta de consideração de todos?
    Você se sentiu um extraterrestre nessa empresa?
    Entrou um novo “ chefe” arrogante e cheio de ideias que disse que ia colocar a empresa no rumo a qualquer preço?
    Você reparou se pararam de lhe consultar sobre novos projetos?
    Os seus colegas ficam com medo de serem vistos falando com você?
    Procuraram lhe colocar em confusão e fofocas?
    Você chegou a “cair em armadilhas” de alguns colegas seus ou de seu superior porque você foi ingênuo?
    Você vem reclamando de tudo e de todos, mas sente que está certo?
    Você se sente sozinho?

Bem, se respondeu SIM  para qualquer das perguntas acima eu e lhe convido a uma reflexão que o irá ajudar muito se você está passando por essa situação, ou se você é gerente ou empresário e percebeu esses sinais em sua empresa.

Muitas vezes, aceitamos trabalhar em qualquer empresa, devido a uma necessidade imediata de dinheiro, ou aceitamos promessas gigantescas de reconhecimento e autonomia.

Ao iniciarmos nessa nova empresa, nem sempre avaliamos a sua reputação ou consultar ex-colaboradores para saber a opinião deles. Nem sempre somos informados sobre o que esperam de nós,as expectativas dos Líderes e quais os valores e missão da empresa.

Com o passar do tempo, em média após 6 meses da data que você começou , os problemas começam a aparecer e você tem a impressão de que irá consertar o mundo e fazer a diferença, mas percebe que existem forças contrárias que você não havia percebido e que impedem o seu progresso e suas realizações.

Você se sente desconfortável mas, vai deixando o tempo passar, afinal, você precisa de tempo para ir se acostumando à nova empresa e às pessoas.Acredita que “as coisas se acomodem, naturalmente”.

Em alguns momentos, percebe que a empresa não é bem aquilo que você imaginava, mas não procura analisar e entender o que está acontecendo.Procura ignorar e continuar trabalhando sem pensar muito.

Passados alguns anos nessa empresa você sente medo de voltar ao mercado e procurar novas oportunidades e já está acostumando à essa situação e, além disso, fica em dúvida de tanto que lhe criticam nessa empresa e começa a acreditar  que talvez, o problema seja você.

Bem, gostaria de compartilhar com você as últimas descobertas na área de Gestão de Pessoas e que começou lá atrás com Peter Drucker e hoje existem muitos pesquisadores nessa área e a Gallup é uma dessas empresas que estuda o ambiente de trabalho das empresas e as pessoas, através das pesquisas.

Ao longo da década de 90, a Gallup conduziu uma das maiores pesquisas realizadas sobre gestão do ambiente de trabalho – mais de 1,3 milhão de colaboradores em 23 países – a fim de descobrir quais os principais fatores críticos de sucesso de um ambiente de trabalho. Em 2005 pesquisou 86 mil colaboradores ao redor do mundo.

Chegou às seguinte conclusões:

85% das pessoas das pessoas estão infelizes e insatisfeitas em seu trabalho e isso explica porque muitas das empresas são piores do que as suas equipes. Essas pessoas sentem que poderiam oferecer mais do que, de fato, estão oferecendo às empresas, devido à falta de oportunidade  e reconhecimento e que muitas pessoas e empresas perdem tempo focando e tentando melhorar seus pontos fracos quando deveriam administrar seus pontos fracos e focar em seus pontos fortes.

Ao levantar os talentos das pessoas observaram que não existe a PESSOA ERRADA, o que pode ocorrer é que essa pessoa está no lugar errado, ou na empresa errada porque ainda não conhece suas potencialidades, ou não corre atrás de sua paixão e sonhos, ou porque seu Líder não sabe aproveitar seus talentos e pontos fortes, ou por existirem falhas nas seletivas de pessoas colocando as pessoas certas nos lugares errados, enfim são diversos os fatores que levam a essas estatísticas vergonhosas de desperdício de pessoas e sucesso de empresas e pessoas.

Portanto, se você passou ou acompanha alguém que esteja passando por essa situação, tenha em mente a seguinte orientação: verifique quando você começou a perder a sua paixão pela função ou pelo  lugar de trabalho; o que desencadeou isso. Se você não aprender com essa situação e mudar o seu comportamento, crenças, paradigmas e passar a se autoconhecer , essa situação irá se repetir em qualquer outro lugar que você vá. Mas se você perceber que fez tudo correto e mesmo assim a empresa não o valoriza, então, peça o  feedback de seus amigos e prepare-se para sair, planejando-se financeiramente para esse momento e lembrando de não entrar em nenhuma outra empresa parecida com a que você quer sair para que essa situação não se repita.

Mas, em hipótese alguma, fique achando que você é a pior pessoa do mundo, que tudo dá errado para você, ou que ninguém o compreende. Por favor, use seu tempo para entender de maneira positiva, a sua situação e buscar o aprendizado com foco na solução e trace sua próxima estratégia de ação.

Bem, espero ter compartilhado com vocês algumas orientações importantes para que continue sua jornada em busca de muito sucesso ( seja qual for a sua definição) e entenda que depende de você alcançar as suas expectativas e realizações.


Marynes Pereira, publicado em 19/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Profissional com mais de 25 anos de experiência atuando como executiva nas áreas de Gestão Estratégica e de Pessoas, Marketing, Vendas 

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