sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Personal Coach e os Nichos de Mercado


São públicos cujas necessidades particulares devem ser encontradas e preenchidas com produtos ou serviços direcionados aos mesmos, ou seja, o nicho deve ser descoberto, revelado e solucionado. O processo de focar em um nicho é como encontrar uma necessidade que muitas pessoas têm, buscando a melhor solução para elas.

Um dos fatores limitadores da inicialização de um negócio pra muitas pessoas é focar em um nicho que lhe traga rentabilidade, ou seja, é a possibilidade da empresa ter foco em determinados segmentos de mercado e não tentar atender todo mundo, como fazem os magazines. Se você entender esse mecanismo de funcionamento terá muito mais sucesso e de forma muito mais rápida, do que se ficar tentando competir de frente com os grandes players. Portanto, Você não vai entrar no jogo para analisar e vender todos os tipos de produtos e serviços, mas fará o possível para se especializar em um tipo de produto ou serviço no qual uma grande demanda de publico esteja necessitando.

Devido à sua pequena dimensão, os nichos de mercado são geralmente desprezados pelas grandes empresas, constituindo, por isso, excelentes oportunidades para as pequenas empresas que aqui podem escapar ao domínio das grandes empresas e conseguir uma posição de liderança através de uma oferta muito específica e adaptada às características e necessidades dos consumidores que constituem o nicho.

Encontre seu nicho no Coaching

No mundo do Coaching não vai ser diferente, para se conquistar retorno financeiro, se torna essencial perguntar para o mercado o que ele está precisando. Impossível ter sucesso vendendo Coaching se você estiver tentando decidir qual nicho deve oferecer seus serviços, ou correr atrás. É sempre importante também fazer uma pesquisa de mercado para analisar diversas estatísticas de modo a ver se vale a pena ou não investir nesse nicho de mercado desconhecido. Se ele não for capaz de te gerar retorno em parte nenhuma, talvez não seja a melhor escolha a se fazer.

Onde o dinheiro está?

Nas 3 categorias principais, os chamados Mega Nichos:

    Health [_e_] Fitness (Saúde)
    Namoro e Relacionamentos (Amor)
    Negócios e Dinheiro (Dinheiro)

 Agora, existem duas maneiras de decidir o nicho em que vai entrar:

    Escolher um dos três Mega nichos
    Um nicho que você tem um interesse que você gosta ou tem experiência prévia

Segue abaixo alguns Nichos de  Coaching segundo o site do One Day Mastery :

SAÚDE [_e_] FITNESS

1 – Stress

 Uma das “penalidades” de viver em um mundo que está mudando cada vez mais rápido é a “inabilidade” do ser humano conseguir lidar com todas as mudanças. Relacionamentos estão mudando, famílias estão se separando, a rotatividade em um emprego é elevada e o débito continua crescendo. Isso tudo gerar mais e mais STRESS. Esta é uma grande oportunidade para um Coach Especialista a auxiliar seu cliente lidar com o stress provocado pelas mudanças rápidas do meio, assim como focar em seus objetivos.

 2 - Perdas de Gordura

Como prova de afunilar o seu nicho, uma categoria inteira de “Perda de Peso” foi desmembrada e está emergindo agora. Esta é a categoria de “Perda de Gordura”. Então qual é a diferença entre perda de gordura e perda de peso?

As pesquisas mostram que a quantidade de gordura acumulada (especialmente ao redor do abdômen) aumenta os riscos de diversos tipos de doenças, e algo interessante está acontecendo: Gordura está se tornando o grande inimigo da saúde. E isto está levando ao surgimento de um nicho dentro de um nicho chamado Perda de Gordura. É uma excelente área e irá crescer cada vez mais!

RELACIONAMENTOS

3 – Pais

Quando o assunto é crianças, e filhos o jogo muda. Os Pais vão fazer tudo por seus filhos. Mas muitos não sabem O que exatamente devem fazer especialmente se têm um filho com péssimos comportamentos, ou um filho especial, ou um filho que está com problemas de aceitação pela sociedade e sente-se rejeitado. Atualmente, os Pais estão investindo mais e mais em suas crianças e buscando mais conhecimento em como serem ótimos pais para seus filhos. Este é outro nicho que demonstra crescimento nos próximos anos... É uma grande oportunidade para o Coach Especialista guiar os pais em um processo de Coaching em que eles participem mais da vida dos filhos e criem uma base sólida para a família.

4 – Educação

Esta é de certa forma, uma subcategoria da anterior. Pais hoje começam a pensar como seus filhos de 6 anos de idade vão conseguir entrar numa universidade pública, e o mercado está oferecendo cursos de “educação acelerada” para crianças cada vez mais novas. Tudo desde jogos educativos

Até vídeos educativos está se tornando um ÓTIMO negócio. Se você sabe como auxiliar pais na educação de seus filhos, então encontre uma necessidade ainda não preenchida nestes pais e crie um processo de Coaching focado neste nisso e em sua especialidade.

NEGÓCIOS [_e_] DINHEIRO

1 - Imobiliária

 Mesmo que o ramo de imobiliária esteja em baixa, ainda tende a ser SEMPRE uma ótima categoria para escolher tanto para sua especialidade quanto para seu nicho. Na verdade, quanto pior o mercado imobiliário, melhor é para o seu negócio de Coaching, porque quando o mercado está aquecido, as pessoas não pensam que precisam de ajuda! O investimento no ramo imobiliário é complexo, multifacetado e extremamente interessante. Existem diversas oportunidades de nicho dentro dessa categoria gigante, e se você tiver experiência neste ramo, é uma excelente oportunidade para se posicionar como especialista nesta área, e oferecer seus serviços de Coaching para preencher as diversas necessidades que existem nesta categoria.

5 – Dívidas

Você já sabe que muitas pessoas estão acumulando cada vez mais dívidas e despesas que não conseguem pagam. E os problemas que surgem de terem tantas dívidas levam as pessoas a buscarem soluções com grande entusiasmo e urgência. Esta categoria é uma das mais desafiadoras presentes atualmente na sociedade, e se você consegue ajudar pessoas a saírem das dívidas e construírem hábitos financeiros saudáveis, então está é uma excelente opção para você escolher como seu nicho e se posicionar como Coach Especialista.

Agora você tem ciência de algumas oportunidades de Nicho de mercado, para se posicionar em sua especialidade a partir de agora, e trabalhar com isto por muitos anos.

Leandro Nascimento Cristo, publicado em 22/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Personal&Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching desde o ano de 2011, atuando como Personal Coach de Carreira, finan ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário