segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pague pela honestidade!


  
É triste, mas, hoje, vale à pena pagar pela honestidade de alguém, seja um amigo, um funcionário, parceiro de negócio.

Por mais que honestidade, ética, integridade sejam obrigações, não é o que vemos, infelizmente, na prática.

Há muita gente ruim no mundo, mau caráter, desonesta. Gente que usa o discurso de que os políticos roubam, que o empresário sonega, que o padre ou pastor são pedófilos, tudo para justificar suas falhas de conduta. O único jeito de combater a desonestidade é sendo diferente dos que a praticam. Criticá-los ajuda, mas, para isso, como dizem, o telhado da gente não pode ser de vidro.

Frequentemente vejo funcionários sabotando as empresas nas quais trabalham. Combinam uma coisa e fazem outra, exigem direitos que não lhe são devidos, pegam seguro desemprego mesmo estando num novo trabalho. Obviamente que também vejo empresários agindo de maneira desonesta, usurpando direitos dos trabalhadores, não lhes pagando o combinado. Desonestidade independe de posição social, cargo ou salário.

Por isso tudo é vale à pena pagar para ter gente honesta do nosso lado. Claro, a honestidade de um colaborador, por exemplo, não pode ser o único “diferencial”. Ele também precisa de competência. Mas, confesso que se tivesse que escolher, escolheria o honesto, afinal, há pouco treinamento para o mau-caratismo, já para a incompetência existem muitas formas de superá-la.

Pague mais para seus parceiros de negócios honestos, sejam representantes, terceirizados. Pague mais pelas empresas honestas, vá ao supermercado onde não exploram os funcionários, à farmácia que não escraviza seus colaboradores. Seja o negócio que for, prefira entidades honestas, íntegras, e, como consumidores, podemos ter acesso a informações que nos deem pelo menos algum parâmetro se a empresa é idônea, se valoriza as pessoas.

Veja, raramente uma empresa que escraviza seus funcionários não fará o mesmo com seus clientes. Às vezes só não notamos isso, mas, quem não valoriza o colaborador também não valoriza o cliente.

A honestidade cria uma energia positiva, e atrai cada vez mais pessoas e negócios bons para nossos projetos. Contrate gente honesta. Faça de tudo para reconhecer uma pessoa íntegra e contratá-la. Sim, fique atento às suas competências, mas, lembre:

    Incompetência é treinável;
    Há pouco remédio para a falta de caráter;
    Não há meio mau caráter. Quem o é, é com muita força...

Procure ficar rodeado de gente íntegra, honesta, e, pague mais por isso, pois, na verdade, não pagamos pela honestidade das pessoas, e sim, pela segurança, tranquilidade, respeito e resultados que elas não dão.

Se constatar alguém desonesto, logo que perceber se afaste, pois você não vai querer estar por perto quando começarem a sofrer em virtude do mal que praticam.

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!


Paulo Sérgio Buhrer, publicado em 23/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Palestrante, Consultor e Escritor. Pós-Graduado em Gestão Empresarial e com Pessoas, Coach formado pela CORPORATE COACH U

Nenhum comentário:

Postar um comentário