terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O melhor para todos e de todos o seu melhor


 
Viver a realidade, degustar a sensorialidade da realidade oferece um extremado prazer. Se somos dominados pelas "punções" do reino dos desejos, fantasias e sonhos; como Freud nos revelou, estaria exatamente numa busca onívora pelo mundo das realidades concretas, a vacina legítima, para, pelo menos, não confundirmos sonhos com ilusões.

Vamos combinar que sonhos seriam vontades veementes, mas que ilusões não passariam de enganos dos sentidos e da mente. Portanto: viva o tato e o contato com a vida real. Aprendemos ao fazer e com a vontade de aprender. A vida me tem sido generosa.

Sempre me coloca ao lado de grandes pessoas.

Nishimura, fundador da Jacto SA; Secundino, fundador da Agroceres SA, e seu filho Ney de Araújo; Rodrigo Mesquita, fundador da Agência Estado; Alexandre Costa, da Cacau Show; Shinyashiki, escritor, e dezenas de seres admiráveis, por talento, caráter e acima de tudo empreendedorismo.

Fazem acontecer. Agora convivo com outro admirável líder empreendedor: Heinz Kudiess, fundador da AuroraSerios, uma empresa de sementes no Cerrado Brasileiro e do Colégio Sérios, em Brasília. A sua visão, como uma dessas fortes e boas cabeças de líder, é a de querer nada menos do que a excelência em tudo o que faz.

E, ao buscar expressar o seu mais profundo e legítimo valor, terminou por ser: "o melhor para todos, e de todos o seu melhor."

Um lema e um leme, provocativo, instigador, superante, inquieto, e até incômodo. Um valor que propõe arrancar a tudo e a todos de qualquer acomodação ou zona de conforto. Digo sempre que não me interessa o que você pode dar, e sim aquilo que você não pode dar; e ao prestar atenção na capacidade humana, dessas pessoas que fazem, sempre concluo, que eles terminam por dar, o que não sabiam ser possível, e só fizeram por colocar o fazer, o executar na frente, como algo conectado a uma fé inexplicável.

E, vale dizer neste caso, ao lado de uma guerreira mulher, a Jerusa Kudiess. Daqui pra frente entra a organização, a administração, o planejamento, a busca da ordem.

Mas bendita seja a desordem que gera a criação.


José Luiz Tejon, publicado em 19/11/2012, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Publicitário, jornalista e escritor de 28 livros em autoria e coautoria Autor do blog Cabeça de Líder, da Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário