quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cartilha do Gestor XXVII



DECISÕES PARTICIPATIVAS



São altamente desejáveis, pois percepções diferentes contribuem com maior quantidade e melhor qualidade nos dados apresentados. No Ocidente as decisões são tomadas mais com base em processos individuais. No Oriente, mais precisamente os japoneses, valorizam a tomada de decisões por consenso de opiniões.

Método japonês

- A proposta é discutida por toda a organização, até que haja o consenso de todos
- Atenção máxima é dada sobre o que é a decisão, em que consiste e na definição da questão
- Atenção concentrada nas alternativas, enriquecidas pelas divergências e sugestões
- A determinação do nível administrativo e por quem a decisão será formalmente tomada, com base nas opiniões levantadas

O método apresenta os seguintes resultados:

- Leva a decisões muito eficazes. O tempo gasto, em função do grande número de pessoas que participam do processo, é recompensado pela rapidez com que as decisões são implantadas. Todos já se encontram convencidos de sua utilidade.
- Concentração de esforços para a compreensão do problema que está originando a decisão. O objetivo não é a solução em si, mas a atuação das pessoas envolvidas.
- Permite que um grande número de alternativas sejam levadas em consideração.
- O próprio sistema força a tomada de decisões importantes, de grande impacto, provocando modificações nas políticas e nos comportamentos da empresa.

O sistema japonês força a tomada de decisões importantes, de grande impacto, provocando modificações nas políticas e nos comportamentos da empresa. Também pressupõe a existência de uma organização social típica e única naquele país. Mas, os princípios podem ser aplicados de modo geral, porque, no Ocidente, perde-se muito tempo com decisões sem importância, que acabam consumindo muito tempo.

A participação no processo decisório é gratificante. Melhora a qualidade da decisão e as pessoas se sentem reconhecidas e valorizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário