terça-feira, 10 de agosto de 2010

Meu chefe me boicota




Você está sendo boicotado pelo seu chefe, equipe, colegas? Não se desespere, sempre há como encontrar o melhor caminho para sair dessa situação.

Quem nunca se sentiu boicotado pelo chefe, levante a mão! Conheço inúmeros casos de excelentes profissionais que, durante as conversas nas clínicas de preparação para vida, fazem desabafos impressionantes. Outro dia, uma gerente de TI contou que a empresa onde atua, no auge da crise, precisou promover alguns cortes.

Na época, o CIO reuniu a equipe atrás de sugestões para não só preservar ativos de outras áreas, como manter o grupo de tecnologia intacto, sem aquela antiga visão de que TI sempre representa custos. Eis que ela passa madrugadas e madrugadas mergulhada em planilhas, tentando achar uma solução.

Duas semanas depois, apresentou ao chefe suas ideias. Após ler cuidadosamente, falou que não estavam boas para o que a empresa precisava. Dias depois, passando pelo corredor ouviu uma conversar entre o chefe e seus superiores, que lhe davam os parabéns pelas brilhantes ideias. Surpresa por ver que eram todas aquelas que ela havia sugerido, voltou para sua mesa desolada.

Não sabia se reagia, até participar de uma reunião com todos os funcionários da companhia. Ali foi demais. Viu o CIO ser publicamente reconhecido pelo alto escalão e como prêmio, recebeu uma promoção. A partir daquele momento, passava a fazer parte do conselho de administração.

Assim como ela, milhares de pessoas enfrentam no dia a dia situações semelhantes, o chefe que se apropria de seu trabalho para galgar posições, que usa de seu talento para continuar na vitrine, que nunca reconhece o que você faz ou evita colocá-lo em posição de destaque para que você não apareça mais do que ele.

O que fazer? Vale a pena comprar a briga e questionar seu chefe com o risco de perder o emprego? Melhor, talvez, fazer de conta que nada acontece e ficar sempre à sombra dele? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. De fato, não é uma situação fácil. Ser boicotado pode parecer algo normal, até o momento em que a empresa precisa enxugar ou começar a cobrar resultados.

Por isso, antes de tudo, tente reverter a situação desfavorável. Faça seu chefe ter confiança em você, mostre que você é um importante aliado e que sempre estará ali para ajudá-lo. Evite que ele se sinta ameaçado por você. Claro que você está de olho na contrapartida. Mas não esqueça que se ele se sentir seguro e achar que precisa de você, sempre vai dar um jeito de mantê-lo por perto.

Nunca se coloque em posição de confronto com seu chefe, muito menos em uma reunião. Procure ser diplomático se quer ganhar espaço. Deixe claro para seu chefe que você não está ali para competir com ele. Não quero dizer que você deve se anular, mas saber lidar com a situação. Mostre que ele pode contar com você em qualquer situação, que você não vai roubar o lugar dele. Desta maneira, ele se sentirá seguro e, provavelmente, também lhe dará credito em suas ações.

Agora, se tudo isso foi feito e você continua se sentindo boicotado, a saída é arriscar. Tenha uma conversa madura, sem colocar seu chefe na parede. Faça-o enxergar o quanto você é importante para ele e está ali para ajudá-lo.

Se nada disso funcionar, então está na hora de você buscar outra oportunidade onde terá chances de crescer como espera.

Só não esqueça que todas essas dicas servem para o novo emprego.



Publicado em 06.08.2010, por Julio Sergio Cardozo


www.gestopole.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário