domingo, 29 de agosto de 2010

Siga a sua intuição e faça a escolha certa




Muitas vezes a intuição nos dá o caminho certo a ser seguido, porém o casamento da lógica com a intuição é responsável pelos melhores acertos, profissionais ou pessoais.
A intuição, que muitos chamam de visão, faz uma enorme diferença. Conhecida como sexto sentido, a intuição não tem nada de sobrenatural. O psiquiatra Carl Gustav Jung a comparou a uma bússola, uma função da psique que desvenda possibilidades. Envolve a comunicação dos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, que é racional e armazena números, palavras e regras; e o direito, responsável pela linguagem não verbal - símbolos, imagens e sensações.
As pessoas que vencem não só têm intuição, como dão ouvidos a ela. Sabem por quê? Porque a intuição é a capacidade de vislumbrar as consequências de uma decisão. Alguns possuem essa capacidade mais aguçada, mais aperfeiçoada, mais avançada do que outros. Assim como tem gente que não tem intuição alguma. Agora, será que a intuição por si só é suficiente para que uma pessoa vença na vida?
A resposta é não. Para tomar uma decisão, a intuição é importante, mas não fator preponderante. Para tomar uma decisão, o mais importante é fazer uma análise dos fatos, ponderar as diversas alternativas que vêm das várias fontes de informação. A intuição, então, é coadjuvante no processo. Lembro quando a Ernst & Young comprou as operações da Arthur Andersen no mundo. Ali tive a intuição de que isso teria grandes impactos nas operações globais.
Claro que era algo mais ou menos óbvio, por isso a transação foi feita, mas na América do Sul isso poderia representar a diferença entre continuar numa posição intermediária ou assumir a liderança no market share. Por quê? Porque existia gente muita capacitada em lugares onde não havia mercado e mercados onde não tinha gente pra tocar o negócio. Foi de fato uma intuição.
Outra vez, também usei a intuição em processos de recrutamento. Muitos condenam, até com certa razão, de que não se deve usar nenhuma outra técnica ou ferramenta senão aquelas consagradas (lógicas). Asseguro, entretanto, que o uso da Sinastria foi de grande valia em várias contratações-chave que fiz.
O que é importante para o CEO? Primeiro ter coragem para tomar decisão. Segundo, saber que ele sozinho não vai tomar a melhor decisão. Terceiro, ele precisa de informações. Quarto, precisa saber analisar essa quantidade de informações e saber que ele é um ser solitário. Se ele acertar, vão aparecer vários coadjuvantes para dividir essa vitória. Agora, se ele errar, vai pagar sozinho a conta. Por isso, siga a sua intuição e vá em frente.

Julio Sergio Cardozo

do site www.gestopole.com.br

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