sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Perspectivas Para a Bolsa em 2010



Em maio vocês leram a minha previsão em Março de que a Bolsa iria subir 8 vezes em 10 anos. De lá para cá já dobrou, o que significa que vai subir agora somente 4 vezes em 10 anos.

O segredo é sempre comprar na baixa, e se você não entende disto, não invista. Se você ê facilmente influenciada pela última pessoa com que você conversou ou leu, se você acredita em quem alardeia Premios Nobel que nunca receberam, Bolsa não é para você. Deixe tudo num colchão.

Comprar ações depois que elas dobraram, quando os mesmos catastrofistas estão agora prevendo que o Brasil Vai Dar Certo, é sempre perigoso.

1. O Brasil não vai crescer 6% em 2010 de forma sustentável. Metade deste crescimento são vendas postergadas de 2009, gente que temia perder o emprego, o que não ocorreu, e decidiu comprar a compra de carro de 2009 para 2010. Ou seja o crescimento de 2010 propriamente dito, deve ser de 3,5%, nada espetacular.

2. A Bolsa está chegando aos 70.000 pré-crise, quando muitos apavorados irão realizar lucros, o pessoal que nunca vende com prejuízo, e espera anos para vender no ponto mais alto do passado. Uma grande besteira, uma ação depende do futuro dela, e não do preço passado. Vender com prejuízo é um dos segredos de ganhar dinheiro na Bolsa, por estranho que pareça esta frase.

Por outro lado:

1. Esta crise mostrou que não existe esta distinção entre renda fixa e renda variável. É TUDO VÁRIAVEL MINHA GENTE. É tudo MUITO variável minha gente. Títulos de empresas caîram 50%, para a surpresa de muitos analistas, e razão pela qual os modelos econométricos falharam gerando a enorme venda de títulos para cobrir furos de caixa.

Uma das lições desta crise, que muitos especialistas mais velhos não entenderam, é que risco por risco. é melhor ter ações que rendem 12% ao ano, do que títulos que rendem 1% por ano e não crescem ano a ano com a empresa.

2. O Brasil deixou de ser um País Emergente, com PL 12, mas uma Categoria, como a França e Espanha, com PL próprio. Que acredito, logo logo será de 15.

3. A Falta de investimentos devido ao pânico gerado em 2009, gerará gargalos, e isto significa aumento de preços. Preços que entram no índice de preços ao pobre consumidor de até 5 SM serão vigiados pelo governo, mas preços de artigos de luxo, como aviação, não serão vigiados. Pelo contrário, preços maiores reduzirão os aeroportos abarrotados de gente.

4. Eu estou pesquisando uma tese minha, um tanto polêmica, que os americanos mais ricos lentamente tirarão seu dinheiro dos EEUU, devido ao Obama.

Em vez de mostrar descontentamento via voto, vão mostrar descontentamento tirando seu dinheiro enquanto há tempo.

Uma fuga de capital, que nós conhecemos tanto no Brasil, mas no sentido contrário. Aí, saia de baixo.Se 5% dos texanos pensarem assim, os preços das nossas ações vão para as nuvens. Fuga de Capital é emocional e não racional, brasileiros chegaram a comprar dólares a R$ 4,00 na primeira eleição do Lula.


Do blog do Stephen Kanitz



Nenhum comentário:

Postar um comentário