domingo, 22 de agosto de 2010

Mais empregos para profissionais


Profissionais com pouca ou nenhuma escolaridade estão conseguindo emprego, graças a retomada do crescimento econômico. Porém até quando permanecerão empregados?
O crescimento da economia trouxe a esperança para quem busca emprego com carteira assinada e trabalhadores de baixa escolaridade, inclusive analfabetos. Levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado semana passada pelo jornal Valor Econômico, mostra que nos últimos 12 meses 330 mil vagas foram preenchidas por brasileiros com, no máximo, o ensino fundamental completo.
Desse universo, 15% respondem por uma participação de mais de 2 milhões de postos de trabalho abertos no período. Esse movimento de contratação envolvendo pessoas que frequentaram a escola por menos tempo acontece nos seguintes setores: construção civil, comércio, indústria, agropecuária e serviços. No caso da construção civil, a explicação está na dificuldade que as empresas enfrentam para atrair mão de obra qualificada.
Como não há gente disponível, a saída tem sido recrutar trabalhadores de menor escolaridade. Embora a notícia seja positiva, vejo um grande problema nesse novo fenômeno que desponta: o descaso com a qualificação profissional no país. Não dá para achar que por conta desse boom de oportunidades no pós-crise é desnecessário estudar. As pessoas não podem acreditar que por existir emprego, a preocupação com sua formação é irrelevante. Pelo contrário.
Qualificação e escolaridade caminham juntas. O cenário atual é reflexo de uma demanda represada durante os momentos de turbulência na economia. Ou seja, algo pontual, temporário. Quando as coisas se estabilizarem, esses mesmos profissionais com baixa qualificação serão substituídos. A realidade é que a cada dia aumenta a dificuldade de alguém sem estudo encontrar um emprego com carteira assinada. A disputa no mercado de trabalho é acirrada e só vence quem tiver as melhores armas.

Por Julio Sergio Cardozo


do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário