domingo, 22 de maio de 2011

APOSENTADOS COM VIGOR DE INGRESSANTES


Publicado em 5-May-2011,  por ANTONIO ROBERTO GARINI

Consultores da Experiência: o aposentado fatura ensinando novos profissionais
 
Sabemos como fazer para treinar colaborador com despreparo para a função.
Cursos em Institutos como o Idort, o Sebrae ou outro lugar em que a gente confie.
Aconselhamento, quando a falha é mais psicológica que lógica.
Participação em seminários trocando experiências com outros profissionais ou até mesmo pagando ou ajudando a pagar um pós-graduação.
Mas o que queremos chamar a atenção do empresariado, é uma prática comum em países desenvolvidos ou chamados de primeiro mundo, que infelizmente não vejo acontecer aqui,e é muito simples.
Aproveitar o futuro aposentado da própria empresa,fazendo treinamento na empresa.
Primeiro vamos visualizar nosso aposentado, que deve ja ter alguns anos na empresa, pois ninguém ou melhor quase ninguém consegue um emprego faltando 2 ou 3 anos para se aposentar. Isto significa que este aposentado é conhecido de todos e deve realizar bem seu trabalho pois se assim não fosse já estaria fora de lá.
Segundo aspecto, é o de que, se alguém se aposenta é porque daquela assunto sabe muito.São anos enfrentando e solucionando os mais variados problemas daquela área de atuação.
Terceiro e ultimo, ´que o aposentado conhece o equipamento humano e o equipamento material desta empresa sob todos os ângulos.
O aposentado lá no primeiro mundo tem status de mestre, de homem da sabedoria, pois a experiência conta e conta muito, inverso senso aqui não é bem assim.
Se este aposentado serve para receber como premio por deixar a empresa algo de valor, geralmente um relógio gravado com dizeres referentes a data, porque seu valor intrínseco não é valorizado. este homem tem muito mais do que saber técnico, ele tem o saber do tempo que nenhum jovem consegue ter antes de se tornar um aposentado.
Existe um projeto de âmbito nacional chamado Consultores da Experiência que nada mais é do tornar o aposentado um consultor de empresas específico em sua área de atuação.
O PROJETO CONSULTORES DA EXPERIÊNCIA TEM COMO FÓRMULA PRESERVAR O CONHECIMENTO E A VIVÊNCIA, ACUMULADA PELOS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES, E UTILIZA-LOS COMO CONSULTORES, COMO FAZEM PAÍSES DESENVOLVIDOS
O SUPORTE DESSE PROJETO ESTA NO FORTALECIMENTO DA EXPERIÊNCIA E DO CONHECIMENTO ARMAZENADO PELOS APOSENTADOS.
AS EMPRESAS PODERÃO MELHORAR SUA QUALIDADE DE PRODUÇÃO E CAPACITAR SEUS NOVOS PROFISSIONAIS COM BAIXO CUSTO.
O PROJETO CONSULTORES DA EXPERIÊNCIA DEVOLVE À EMPRESA BOA PARTE DO KNOW-HOW QUE ELA PERDE QUANDO UM DE SEUS TÉCNICOS É APOSENTADO.
O PROJETO CONSULTORES DA EXPERIêNCIA DARÁ AO APOSENTADO BRASILEIRO O MESMO STATUS DE SABEDORIA E CONHECIMENTO QUE EM OUTROS PAíSES ONDE É PRATICADO. E AINDA VAI MELHORAR A AUTO ESTIMA DELES.
E asim vamos trocar os atuais jogadores de bocha e de dominó de todos os dias pelos jogadores de fim de semana pois aqueles se tornaram os Consultores da Experiência
 

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário