domingo, 1 de maio de 2011

Quando contratar um gerente de projetos e quais pré-requisitos buscar?


Publicado em 8-Apr-2011,  por Ricardo Barbosa
Na rotina de trabalho da maioria dos profissionais é preciso definir metas e objetivos a serem alcançados. Você pode ter como projeto o desenvolvimento de um sistema para o setor de TI (Tecnologia da Informação) ou a elaboração de um plano de benefícios para a área de RH (Recursos Humanos) da sua empresa, ou ainda ter muitos outros projetos, que um setor apenas não conseguiria concluir sem a consultoria de um especialista. E quem chamar nessa hora? Se a empresa constatar que há uma quantidade de projetos relevantes, então o melhor a fazer é contratar um gerente de projetos. Esse profissional pode ser formado nas áreas de humanas ou exatas, porém o que é indispensável é que ele tenha capacitação em Gestão de Projetos por meio de um curso de Extensão ou Pós-Graduação.

Além de ter uma formação também é importante que o gestor de projetos possua algumas características que o permita concluir os projetos, este profissional tem que ser:

    * Pró-ativo, pois é preciso fazer as coisas acontecerem;
    * Líder, a equipe tem que confiar e sentir que tem alguém no comando;
    * Comunicativo, para que tanto a alta direção e quanto a equipe sempre tenha clareza na mensagem que o gestor emite;
    * Negociador, o projeto pode encontrar barreiras e para que não seja interrompido é preciso “jogo de cintura” e traquejo na hora e administrar os conflitos;

A importância de usar os conceitos de Gestão de Projetos não se restringe apenas ao cotidiano de uma empresa, à medida que um profissional define o seu próprio projeto de plano de carreira, ele pode agregar esses conceitos a sua  vida pessoal.

A área de gestão de projetos é bem ampla, e foi por essa complexidade que se verificou a necessidade de encontrar mecanismos, fórmulas e métodos para concluir projetos dentro do prazo. Teve início nos Estados Unidos na década de 50 e as primeiras iniciativas do Brasil só se deram em 1998 com a criação do Capitulo São Paulo do PMI- Project Management Institute e logo a adoção por algumas empresas do Modelo de Guia PMBOK – Project Management Body of Knowledge, conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos”. Atualmente a maioria das empresas já reconhecem a importância desse profissional para os seus rendimentos.

 

Sobre o consultor Ricardo Barbosa

O consultor e atual diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa é Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; DaimlerChrysler.

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário