terça-feira, 17 de maio de 2011

Qual é o seu tamanho?


Publicado em 24-Apr-2011, por Helen Tiemi Deghi Akamine


 Eu estava buscando uma oportunidade de viajar a trabalho para outro país, assim poderia tornar o meu currículo mais atrativo. Foi quando li um artigo e encontrei um trecho que mencionava a AIESEC. Pensei: "olha, as inscrições estão abertas, vou tentar!"; sem nenhuma grande expectativa, fui e fiz os testes. Queria provar que quando buscamos algo sem colocar uma carga de expectativas muito grande em cima, conseguimos mostrar mais as nossas qualidades e pontos fortes - podemos mostrar quem realmente somos. Duas semanas depois, lá estava eu viajando para um lugar onde eu não sabia exatamente o que aconteceria. Fui aprovada no processo, e o primeiro evento foi o Discovery Days.
 
Pelo nome em si, eu sabia que seriam dois dias em que eu descobriria o que é a organização e o que eu faria participando dela. Mas eu não descobri só isso; posso afirmar para vocês que essa foi uma das minhas experiência mais marcantes. E vocês devem estar se perguntando: marcante por que? Em primeiro lugar, porque podemos comparar esse evento com uma integração quando você começa a trabalhar em uma nova empresa. E quando você trabalha em uma empresa, você é pago por isso. Na AIESEC você não é pago para trabalhar. O surpreendente é: em integrações de empresas, por mais que as pessoas estejam satisfeitas por estarem dentro do time de trabalho, elas sempre reclamam, colocam barreiras, acham ruim ficar longas horas ouvindo o palestrante. No evento da AIESEC, todos estavam sempre super animados. Contraditório não é?
 
Profissionais contratados + treinamento = cansaço e falta de entusiasmo

Membros (novos e plenos) da AIESEC + treinamento =  animação, disposição e muita energia
 
Isso foi só a primeira coisa que me chamou a atenção. Depois de começarem as palestras e de passar um dia todo com muito calor e sentada por horas sem intervalo, tomando banho em um banheiro sujo, compartilhado entre mais de 8 pessoas e com um chuveiro que soltava cinco fios de água em duas temperaturas (muito quente ou muito frio) eu cheguei a uma conclusão: somos muito pequenos vivendo no nosso mundinho e ignorando tudo o que existe além dele, dando tanta atenção a coisas que acontecem na nossa vidinha e esquecendo que existem outras pessoas em outros mundinhos sofrendo por muito mais - e nem sempre reclamando tanto quanto nós.

São muitas as coisas que me fizeram repensar o meu momento de vida e visão de mundo apenas nestes dois dias. A AIESEC surgiu como forma de buscar a paz mundial através do entendimento da cultura de outros países. O pensamento foi: se eu entender como o país vizinho pensa e se comporta, vou pensar duas vezes antes de travar uma guerra contra ele. Daí pergunto: quantas vezes travamos guerras com outras pessoas e com nós mesmos por não estarmos dispostos a entender as razões alheias?

Vi muitas pessoas jovens, cheias de sonhos e energia, se unindo por um mesmo propósito. Querem aprender, desejam ser líderes. O propósito do programa é torná-los agentes de mudanças. Pergunto: o que você muda dentro do ambiente onde vive? Qual é o impacto que você exerce na sua família, entre seus amigos e na sociedade?

Ouvi pessoas relatando suas experiências fora do Brasil, suas dificuldades, seus conflitos e diferenças. O mundo é realmente muito maior do que a cidade onde eu vivo, o meu trabalho, as pessoas que convivem comigo...e eu volto a perguntar: o que você conhece além do "seu quadrado"? Você reclama do trânsito, da sua casa, do seu carro, da poluição etc.? Por trabalhar demais? Por ter uma família imperfeita? Pois saiba que enquanto você está reclamando, muitos não tem carros, não tem casa, vivem sem saneamento básico, não tem cama quentinha e cheirosa pra dormir a noite, não tem uma família para quem voltar no final do dia, não tem oportunidades de trabalho ou ganham menos de US$5,00 por dia.

Você quer aprender um novo idioma para expandir suas oportunidades de trabalho. Mais saiba que de nada adianta entender as palavras e saber pronunciar os sons; decorar as regras gramaticais e achar que isso tudo basta. Você pode pronunciar as palavras corretamente e não ser compreendido em outro país. Você pode associar as palavras ditas em outro idioma, sem entender o que aquilo significa. Para quem ainda acha que aprender um idioma é decorar tudo e estudar vários dias durante a semana: Se você  não estiver disposto a compreender como as pessoas vivem, se comportam e se relacionam em outros países, você nunca aprenderá a se comunicar com elas. Esteja disposto a entender a cultura dos outros sem julgá-los; não se esqueça de que você também pode ser julgado. Somente após entender os motivos que levam a um determinado comportamento e sem julgamentos, você conseguirá estabelecer uma comunicação eficaz e negociar um meio termo entre as coisas - sendo assim capaz de estabelecer relações comerciais, profissionais e pessoais com o mundo.


As pessoas são diferentes. Conheci muita gente bacana! Tive o prazer de compartilhar um quarto com meninas maravilhosas: Aline, Chris, Marcela e Júlia. Todas bem diferentes umas das outras. Vi pelas experiências relatadas por outros novos amigos que o mundo está cheio de pessoas diferentes. São muitas as vezes que discriminamos por encontrar diferenças. Somos cheios de preconceitos sobre religião, sexo, classe social etc. Se você julga e recrimina uma pessoa ou comportamento sem tentar entender os motivos que a levaram a ser ou agir assim, fique ciente de que um dia alguém fará o mesmo com você. As pessoas são iguais, mas existem as boas e as más. E elas não estão divididas em classe social, cor, raça, credo ou opção sexual: jogue fora seus pré-conceitos e descubra as pessoas! Você com certeza se surpreenderá com as jóias que vai encontrar!

Entendeu como podemos ser tão pequenos perto de um mundo tão grande?

E isso tudo é só o começo!
 
E eu estava somente buscando uma oportunidade de viajar a trabalho para outro país, assim poderia tornar o meu currículo mais atrativo...


do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário