sexta-feira, 20 de maio de 2011

GESTAO ESTRATEGICA - UMA ABORDAGEM ADMINISTRATIVA


Publicado em 30-Apr-2011 , por Sérgio Luiz De Oliveira


O Planejamento Estratégico, dentro do Conceito de Administração Estratégica, visa destacar a importância do planejamento das atividades e ações de uma empresa dentro de seu ambiente organizacional, visando alcançar objetivos específicos, cumprindo sua missão e tornando realidade a sua visão. Dentro deste aspecto, o planejamento é um processo, um conjunto de tarefas que são desempenhadas para alcançar as metas comuns e determinar os objetivos, estruturando a melhor maneira de atingi-los.
O Planejamento Estratégico, processo este de suma importância em qualquer empresa, significa pensar a empresa como um todo em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro, analisando o ambiente para definir a missão e escolher as estratégias de ação. O planejamento serve de base para a preparação do plano de negócios e, ainda, para a análise estratégica da empresa, ajudando a entender melhor a situação atual e as melhores alternativas ou meios para atingir os objetivos e as metas estipuladas.
As organizações, independente do tamanho de suas estruturas, enfrentam muita competitividade entre si, em um mercado marcado por mudanças muitas vezes radicais, turbulências, etc. No que diz respeito ao cumprimento de seus planos estratégicos, as empresas precisam ter vontade e disposição para transformar ideias em ações praticas, o que não é tarefa tão simples. Exige, entre outras coisas, informações consistentes, coerentes, relevantes e em sintonia com o mercado, conhecimento teórico-prático da área de planejamento estratégico, postura, firmeza de propósitos, seriedade e liderança. Neste ponto, deve-se considerar os seguintes aspectos ao se lidar com planejamento estratégico : análise do ambiente externo, cenário econômico, político, tecnologia, aspectos sociais, naturais, entre outros.

Por fim, as organizações devem levar em conta os aspectos internos a si mesmas, que são as áreas de RH, Marketing, Produção, Finanças, etc. Fazendo estas análises internamente, as empresas terão capacidade e condições de elaborarem devidamente os planos estratégicos, pois são estes que definirão os rumos e o sucesso empresarial de cada empresa.

Sergio Luiz de Oliveira
Administrador e Militar
CRA : 22403



do site: www.gestopole.com.br

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