domingo, 29 de maio de 2011

Lei de Mercado!



Tudo é controlado por lei, quer humana, quer Divina; esta última eu não discuto, mas a do homem, além de ser discutida, deve ser questionada; muitas são feitas pelo interesse do seu criador, achando que estava em desvantagem ou para aumentar o poder.

Quando o mercado está comprador, o fabricante para poder ganhar mais, aumenta o preço e diz que a procura está superando a oferta; às vezes diz que as intempéries estão elevando os custos dos produtos hortifrutigranjeiros, mesmo que sejam produzidos em estufas.

Quando o custo fixo aumenta, têm dois caminhos: reduzir o lucro ou repassar ao preço, mas jamais aumentar por aumentar, aproveitando a maré como muitas empresas fazem. Num mês vendem muito e no outro, acreditando que o volume de venda continuará crescendo, aumentam os preços para ganhar mais. As vendas ocorrem, mas logo param porque o consumidor está deixando de ser palhaço.

Já escutei donos de empresa dizerem que o vendedor, quando vende bem num mês, não vende bem no outro porque está com dinheiro no bolso; com esta sábia explicação eles tapam o sol com a peneira, não querendo ver o que realmente acontece no mercado. Esquecem que as despesas e custos dos vendedores pedem para serem pagos sob pena de parar com a atividade. Como encher o tanque de combustível se não tiver como pagá-lo?

Não sou contra ganhar, ter lucro e prosperidade; sou a favor desde que a cadeira produtiva possa crescer na mesma proporção. Mandar apertar o cinto por parte de todos em uma organização enquanto o dono do negócio troca de veículo ou sai em férias não é mais possível.

Escutei um administrador falar que o seu sucesso depende do que iremos fazer por ele e tive de parar para poder assimilar esta bobagem; se tivesse dito que o sucesso de sua empresa depende do que será feito pela empresa e clientes internos, eu aceitaria. Sua declaração comprova que o topo da pirâmide continua sendo o trono do dono do negócio e enquanto isto não for mudado, somente ele irá ganhar.

Por outro lado, ter um governo que somente aumenta seus gastos e para cobri-los aumenta os impostos e restringe o crédito alegando que, juro baixo, irá aumentar a inflação é para burocrata morrer de rir; sem recursos, as empresas aumentam seus custos devido ao elevado valor para obter mercadorias. Se o mercado está comprador, por que aumentar os preços?

Se uma empresa tem custo fixo determinado e não está na plenitude de sua produção, aumentar a fabricação somente mexe em custo e despesa variável. Muitos produtos ao serem lançados têm seu preço de venda elevado devido ao custo de produção; na medida que aumenta a fabricação, o rateio é maior, conseqüentemente o preço final diminui. Se isto é verdadeiro, por que demoram tanto para conceder estes descontos?

Junto aos fabricantes de veículos podemos notar claramente; basta lançarem novos modelos, que os antigos começam a baixar, mas pergunto novamente: por que demoram a conceder o desconto? Vale a pena ficar com muitos veículos imobilizados, gastando em propaganda do que dar logo o desconto?

Autor: Oscar Schild 

Publicado em: 11/05/2011, em www.qualidadebrasil.com.br

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