segunda-feira, 16 de maio de 2011

Qual a principal razão da existência do seu negócio?


Publicado em 25-Apr-2011,  por Gustavo Rocha


Seguem algumas possíveis respostas:

* Qualidade;

* Preço;

* Visão Empresarial;

* Serviço;

* Cliente;

Qual destas você escolhe? OU pensa que todas estão corretas?

Realmente, todas estão corretas, e muitas outras variantes são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Agora, aquela máxima tão velha quanto conhecida, ainda vale: O que realmente importa é o cliente.

É através do cliente que desenvolvemos produtos, serviço, qualidade, preço e por aí vai.

Como assim?

Se fizermos nosso trabalho apenas com foco nele, faltará objetivo.  Sabe porque? É através do cliente que temos um objetivo claro para o nosso negócio.

    O cliente é que define o que quer comprar ou ter como serviço.

    O cliente que estabelece o que é essencial ou não.

    O cliente que determina como o mercado se movimenta.

Sim, o marketing é util, auxilia, expõe alguns pontos importantes. Contudo, é o cliente que diz o que quer, como quer e aonde quer.

Sendo assim, o mais importante de um negócio é conhecer o seu cliente. Saber o que o seu cliente quer.

Você pergunta ao seu cliente?

Você faz pesquisas de mercado?

Você faz pesquisas de satisfação interna?

Não???

Como você sabe o que o seu cliente pensa?

Cuidado. Ele pode acabar com o seu negócio.

Quer saber qual a principal razão da existência do seu negócio?
O cliente. Então não perca-o de vista!

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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do site: www.gestopole.com.br

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