quarta-feira, 4 de maio de 2011

A liderança eficaz nas organizações. Uma visão bem moderna.


Publicado em 12-Apr-2011, por Ricardo Barbosa

Faço um convite à reflexão sobre nossas deficiências ao exercer com eficácia o papel de liderança, principalmente quando ocupamos funções gerenciais.

Funções gerenciais são aquelas de todos os cargos de “chefia” ou gestão, desde a presidência até supervisão.

Essa análise das causas e das dificuldades, bem como das propostas de ação, se baseia na minha experiência de quase 40 anos de prática em funções gerenciais e como consultor de gestão de pessoas, com centenas de “casos” e exemplos reais de fracassos e sucessos.

 

Achei oportuno escrever sobre isso depois de verificar como atualmente o foco sobre o assunto tem levado à criação de vários títulos para identificar a liderança eficaz: do milênio; líder XXI; participativa; servidora; motivadora; assertiva; coach; transformadora, entre outros.

Verifico que esses diversos títulos “da moda”, com microvariações de conteúdo e método entre eles e comparados com títulos de “antigamente”, se tornam dificultadores para o entendimento das competências para exercer a liderança e contribuem para a desqualificação delas.

Isso ainda é reforçado pela facilidade de pesquisa no Google e pela decisão de considerar um conceito “coisa antiga” e ultrapassada, levando à “supersimplificação”.

Em seguida aponto “dicas” para a eficácia de nossa liderança nas organizações.

Sobre o papel do líder

Nem sempre o líder é gerente, mas todo gerente tem que ser líder.

O real gerente de recursos humanos é você, a área de RH é sua consultora e assessora.

Trabalhe com as pessoas e não apesar das pessoas.

Recursos Humanos são recursos. Não os desqualifique.

Dê a eles a ênfase que você dá aos outros. Na verdade dê mais ênfase.

Trabalhar com pessoas é tão difícil como com as outras “coisas”.

Requer conhecimento, técnicas e métodos como qualquer outra área.

A sua habilidade deve ser compatível com a sua dificuldade.

Desenvolver suas habilidades, se necessário, deve ser o primeiro passo.

Participação não se deixa, estimula-se e mantém-se. Requer esforço e competência.

Ser participativo é diferente de ser “bonzinho”.

Líder desenvolve outros líderes.

Sobre os Resultados

 A liderança eficaz traz desempenho e qualidade de vida no trabalho.

Experiências e pesquisas são evidências objetivas disto.

Analise as consequências das ações das pessoas e equipes no desempenho dos processos.

E sim, resultados com pessoas são mensuráveis.

Sobre os Conceitos

Lembre-se de que alguns conceitos já foram considerados antigos, mas “voltaram”.

Um exemplo disto é o CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Outro exemplo é o que já afirmaram contra, sem comprovação, a teoria de Maslow.

Peter Drucker já foi Guru, depois decrépito e voltou a ser Guru.

Não os desqualifique em prol da “moda” sem um entendimento profundo dos mesmos.

Mudanças e novas tecnologias sempre existiram.

Gerações diferenciadas como a geração Y sempre existiram, só tinham outros nomes.

Palestras motivacionais nem sempre trazem a motivação para os objetivos propostos.

Ao escolher curso ou seminário verifique se os resultados são os esperados por você.

Sobre as Práticas

Pesquise, entenda e incorpore os conceitos básicos.

Avalie sempre se você tem comprometimento com sua decisão de aplicá-los.

Tenha coerência entre seu discurso e a prática. Seja o exemplo.

Não desanime. Tenha determinação e perseverança.

Não fique só na intenção, aja. Faça acontecer.

O ótimo é inimigo do bom. Se necessário faça o “feijão com arroz”.

A qualidade de vida do líder é consequência de sua competência.



Se quiser conversar mais sobre o assunto é só escrever um e-mail para começar contato@innovia.com.br

 

* É Instrutor do curso de Liderança: motivação e trabalho em equipe da INNOVIA                                                               

Consultor de Gestão há 36 anos-Certified Management Consultant. Atua nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas. Ocupou cargo executivo em empresas nas áreas de Recursos Humanos, Planejamento e Sistemas. Coordenou mais de 500 seminários, palestrante e conferencista. Foi Diretor, Presidente e é Conselheiro consultivo ente do IBCO.

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário