domingo, 8 de maio de 2011

INFORMAÇÃO... A ARMA SECRETA PARA O SUCESSO!


Publicado em 18-Apr-2011,  por Mário Artur Garrett Maciel Pinto

 Considerando as flutuações que ocorrem constantemente no cenário econômico, as empresas necessitam de ferramentas que garantam o embasamento e suporte para a tomada de decisão garantindo o fortalecimento e posicionamento de mercado, assim a informação entra como a “arma secreta” que pode garantir que as decisões certas levem as empresas a atingir seus objetivos.

A informação possui tanta importância quanto o capital financeiro ou capital humano, pois onde seria investido tal capital, quais decisões seriam tomadas pelos gestores, se não houver uma gama de informações que embasem e norteiem o melhor caminho a seguir.

Desta forma entende-se que a informação necessita de uma gestão tão eficiente, objetiva, clara e concisa quanto os demais recursos produtivos dentro das organizações, tornando-se o dispositivo que racionalizará o uso e emprego destes recursos com o intuito de gerar benefícios para a empresa.

 Porém, a forma com que a informação é interpretada dependerá de sua qualidade e da capacidade dos gestores em fazer uso das melhores opções de escolhas, possibilitando maior êxito, na alternativa mais adequada. Isto porque existem diversas fontes que disseminam um numero grandioso de informações, assim, podemos considerar como fonte, desde uma simples conversa informal entre gestores, o que pode não ser uma fonte segura, até os relatórios que são emitidos pela controladoria ou os demais setores da organização. Seguindo esse conceito, é interessante às organizações terem estruturado um Sistema de Informações Gerenciais (SIG), Os sistemas de informações gerenciais são responsáveis por interpretar os dados, transformando-os em informações necessárias à gestão de todos os setores internos ou externos que combinados, compõem as empresas, tais informações são utilizadas para apoiar as decisões, integrando os resultados de maneira balanceada para o equilíbrio da organização.   

 Neste contexto, os gestores devem atentar para as informações externas as suas organizações, ou seja, devem utilizar uma visão sistêmica e não olhar apenas para dentro da empresa e sim possuir informações sobre o ambiente externo que cerca a organização, desta forma podemos ter uma visão nítida em relação ao que é relevante desde variações no mercado, fornecedores, clientes potenciais, agências regulamentadoras e até a própria sociedade como um todo.

A informação propícia e garante o sucesso do trabalho dos gestores, desde que filtrada e apurada, com o seu uso é possível que os profissionais da administração executem suas funções com um alto grau de exatidão, pertinência e alcançando os propósitos esperados.

 Visitem: sites.google.com/site/marioarturgarrettmacielpinto
  sites.google.com/site/estanciarecantodasarapongas

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário