sexta-feira, 3 de junho de 2011

4 Dicas para destruir as tarefas chatas

 

A vida está cheia de tarefas chatas que se não realizadas acabam nos trazendo problemas e estresse. A verdade é que não existe como fugir delas, seja em casa ou no trabalho.

Com o passar do tempo aprendi algumas estratégias que me ajudam bastante.

Seguem algumas dicas:

1. Ouça música enquanto trabalha

A música reduz a monotonia, para mim é fato não conseguir lavar roupas sem uma música bem animada. Além dos relatórios semanais que acabam sobrando para os fins de semana. Musicas instrumentais são as melhores, segue uma recomendação:

http://www.4shared.com/audio/z41w-XVB/Apocalyptica_-_One.htm

2. Arranje alguém para fazer o trabalho com você

Essa estratégia é ótima para aquelas atividades que você vive adiando. Comigo ela funciona muito bem, o tempo passa muito mais rápido e, sem perceber, você consegue chegar ao fim e ver que a atividade era mais fácil que você havia imaginado, a maioria delas são assim.

3. Fale ao telefone enquanto lava as roupas, pratos ou outra atividade de rotina que não lhe agrada

Uma das minhas maiores descobertas foi o fone de ouvido do celular. Gostaria de ter o conhecido antes. Com ele posso ficar conversando com minha mãe por horas, tempo que utilizo para arrumar minhas bagunças, papéis ou lavar roupas, pratos ou outras atividades rotineiras.

4. Dê uma recompensa a si mesmo

Uma das melhores estratégias é restringir seu acesso a redes sociais, o liberando somente ao fim de uma atividade. Conheço gente se transformaria em um ninja usando esta.

O legal é tornar esse sistema de recompensas um hábito, só precisa de um pouco de força de vontade.

Vocês podem pensar em outras recompensas. Elas são importantes também para que você tenha algum prazer em ver o progresso das coisas e não somente atividade após atividade.

No meu trabalho, por exemplo, costumo ir a cantina tomar um café sempre que termino alguma atividade mais complicada. É como uma comemoração discreta que me auxilia bastante a manter o foco e manter o equilíbrio.

"Você nunca encontrará tempo para nada. Se precisar de tempo terá de criá-lo." Charles Buxton

Uma última dica:

Se planeje diariamente, mensalmente, ou da forma que se adaptar melhor. Defina prioridades.

Crie listas de atividades, elas são meio interessante de organização e auto-motivação, é uma ótima forma de visualizar seu progresso.

Faça isso em um caderno ou agenda, de modo que você não se perca e possa ter registradas diversas de suas ações que ficariam esquecidas. Se possível registre até mesmo ações importantes que realizou sem planejamento.

Autor: Felipe Guedes Pinheiro 

Publicado em: 13/05/2011 no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário