segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pequenas e medias empresas precisam de consultoria? (2/2)


( continuação )

TERCEIRO TABU – O consultor se manda no momento de aplicar as soluções.

Este talvez seja o principal tabu que leva os pequenos e médios empresários a não procurarem um Consultor. Com toda a razão! Normalmente um Consultor chega na empresa, analisa, critica e prepara relatórios com os problemas detectados e aponta as possíveis soluções. Pronto! O seu trabalho está concluído. Isso não deve ser assim!

Hoje, como em todos os segmentos, os Consultores estão mudando e vendo por um outro lado as reais necessidades das empresas. Ele já não deve simplesmente apontar os problemas e indicar possíveis soluções. Ele deve acompanhar, mesmo que à distância, o andamento das soluções apontadas. Torna-se cada vez mais necessário que os Consultores mostrem aos empresários ou gestores da empresa como descobrir e incorporar qualquer ferramenta que ajude a levar adiante os planos de mudanças dentro da empresa.

O QUE VOCÊ DEVE SABER AO CONTRATAR UM CONSULTOR

Quando chegar o momento de contratar os serviços de um Consultor, existem alguns detalhes que o empresário deve levar em consideração antes de assinar um contrato de consultoria.

UM CONSULTOR NÃO É PAU PARA TODA A OBRA – No momento de contratar um Consultor, saiba exatamente o porque desta decisão. É devido a um problema já detectado? Em que área da empresa está o problema? O problema é de gestão? Produção? Qualidade? Financeiro? Resultados de vendas? Atendimento? Marketing? Etc., etc, etc...

Se lhe aparecer um Consultor dizendo que não importa a área, ele vai ter a solução, desista... A época do “sabe tudo” já passou e com certeza ele será mais um problema a se juntar aos seus problemas.

Se você tiver dificuldades em detectar a área que deva ser priorizada, o bom Consultor irá dizer-lhe. Se esta área não estiver dentro de suas competências ele irá indicar um outro Consultor especializado naquela área.

DEFINIÇÕES EXPLÍCITAS – Ao contratar um consultor, o empresário deve deixar bem explícito, seus objetivos. Definir onde começa e onde termina o trabalho de consultoria e o que espera como resultado final.

PORTAS ABERTAS – O empresário deve ter em mente que ao contratar um Consultor, deverá deixar as portas da empresa realmente abertas a ele. O consultor trabalha com a realidade e deve saber tudo o acontece na empresa. Todos dentro da empresa devem saber dos objetivos e do porque deste Consultor está presente. O objetivo da empresa deve ser comum a todos. Nunca trate os objetivos da empresa como um assunto confidencial, isso fará com que cada um dentro tenha seus próprios objetivos e isso é verdadeiramente um veneno mortal para a empresa.

A grande verdade é que hoje passamos por uma era altamente globalizada e competitiva. O empresário, principalmente os pequenos e médios, devem ter em suas mentes que a contratação de um Consultor não significa que a empresa está com problemas, mas sim que ele está realmente preocupado com o futuro da empresa e sua permanência no mercado. Que sua empresa não irá naufragar frente a qualquer problema que possa vir a surgir.

Um Consultor é, acima de tudo, um conselheiro que ao lado do empresário pode identificar os caminhos para o sucesso da empresa.

Autor: Marco A. Meira 

Publicado em: 07/06/2011, em www.qualidadebrasil.com.br

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