sexta-feira, 17 de junho de 2011

Marketing e seu planejamento



Bastante conhecido, o termo marketing nem sempre é bem compreendido por ser confundido com vendas e propaganda. No campo político chega a ter conotação negativa pelo uso indevido que lhe emprestam certos políticos de má fama. Originalmente, market em inglês significa mercado ou lugar onde se oferecem mercadorias. Daí surgiu marketing, que numa tradução livre significa agindo no mercado.

Tecnicamente marketing é um processo administrativo pelo qual as pessoas têm conhecimento de produtos e serviços de que necessitam ou que desejam, por meio da produção de empresas que os criam e comercializam. No seu conteúdo fundamental, o marketing divulga produtos e serviços que agregam valor, satisfação e qualidades requeridas por empresas e pessoas.

Um restaurante oferece produtos e serviços, apresentando um cardápio variado de pratos. A Disneylândia cria um mundo encantado de brinquedos e serviços conhecidos em todo o mundo. Digna de destaque, portanto, é a Administração de Marketing, tomada como a “análise, o planejamento, a implementação e controle de programas desenvolvidos para criar, construir e manter trocas benéficas com compradores-alvo, para que sejam alcançados os objetivos organizacionais” (Kotler e Armstrong em Princípios de Marketing – Pearson).

Planejamento Estratégico Empresarial

O Planejamento Estratégico empresarial é uma atividade nem sempre seguida pelas empresas. Muitas operam sem planos formalizados enfrentando todas as adversidades naturais por falta de preparação adequada.

Ao planejar, as empresas bem administradas processam estudos de mercado, produtos, serviços, analisam a concorrência, estudam os investimentos necessários, a qualidade exigida, segmentos a atender, equipamentos necessários, processos de produção e, finalmente, elaboram estudos financeiros de retornos dos investimentos. Não é pouco, mas permite aos investidores terem melhores condições para avaliar onde estão colocando seus esforços, competências e dinheiro. 

Processos de marketing

O planejamento estratégico empresarial é extensivo e, ao marketing cabe um capítulo especial, envolvendo mercados, produtos, serviços, públicos-alvo e preços. Uma das análises que cabe destacar nesse artigo é o Mix de Marketing, que é dividido em quatro partes agrupadas para atender aos clientes-alvo e o posicionamento da empresa frente a eles. São chamados dos 4Ps do mix de marketing, descritos a seguir:

    Produto: variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem e serviços agregados.
    Promoção: propaganda, vendas, promoção de vendas e relações públicas.
    Preço: lista de preços, descontos, subsídios, prazos de pagamento e condições de crédito.
    Praça: canais de distribuição, cobertura, estoques, transporte e logística.

Tanto o planejamento estratégico empresarial quanto os processos de marketing, devem ser implementados de maneira ordenada e profissional em busca de objetivos e metas definidas. É considerada a etapa mais difícil do planejamento porque define QUEM FAZ, ONDE FAZ, QUANDO FAZ E COMO FAZ. Basta refletirmos numa estrutura de empresa para avaliarmos as dificuldades previstas. São necessários: liderança, pessoal experiente, cronogramas definidos, recursos financeiros e determinação para que a empresa seja bem sucedida.

O leitor deve se perguntar – o que é uma empresa bem sucedida? A resposta está em cumprir todas as etapas planejadas, nos prazos pretendidos, com produtos adequados, clientes satisfeitos e, finalmente, resultados positivos em termos de lucratividade e prazos de retorno dos investimentos satisfatórios.

Como vemos, não é tarefa para principiantes ou pessoas mal formadas. Todavia, as empresas bem sucedidas estão aí para demonstrar que as possibilidades são grandes de tudo dar certo.


Autor: João Baptista Sundfeld 

Publicado em: 25/05/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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