terça-feira, 21 de junho de 2011

Pequenas Ações que geram Grandes Resultados (1/2)



Como faço para estar mais próximo do meu cliente? Essa é uma questão que sempre me perguntam. Sempre digo que o modo mais natural de estar mais perto de seu cliente é conhecendo o mesmo. A dificuldade da maioria dos pequenos e médios empresários é o modo de fazer isso. O grande erro é não pensarem no consumidor estrategicamente.

Vamos às dicas de como realizar esta tarefa.

A razão da existência de sua empresa é para servir o seu cliente. O retorno conquistado é consequência. Pessoas gostam de ser bem atendidas, respeitadas e principalmente, surpreendidas com boas notícias.

O foco de seu pensamento então tem de ser o de encantar o seu cliente. Toda a estrutura de sua empresa tem de agir em função de conquistar a confiança e o respeito do seu consumidor.

Invista no atendimento de sua empresa. O bom atendimento refere-se à imagem que o cliente tem de sua organização. Dedique tempo a arrumar o layout, a vitrine, os produtos expostos para vendas.

Preocupe-se com a qualidade de seus produtos, se o estoque está correto em relação a sua demanda. Limpeza é fundamental. Limpe deixe sua empresa arrumada. Organizada.

Formalize o uniforme de seus colaboradores e o seu. Use cores que reflitam o clima que sua empresa deseja imprimir.

Treine seus funcionários na arte do atendimento ao cliente. Dê treinamentos técnicos sobre os seus produtos. Diversifique o perfil profissional de seus funcionários. Para atender a diversos perfis de clientes.

Crie um sistema de relacionamento com seus clientes. Mantenha-os próximos. Entenda como utilizam o seu produto e o motivo de escolherem a sua empresa.

Posicione-se de modo que os seus clientes sintam-se parte de sua empresa. Para que comprem a ideia de seu negócio e se tornem leais.

Siga essas pequenas dicas e perceberá como conseguirá grandes resultados. Pense o cliente como o foco central de toda a existência de sua empresa. Repasse esse sentimento para todos em sua organização inclusive para os clientes.

Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Autor: Tiago Lira Vieira 

Publicado em: 19/05/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário