quarta-feira, 22 de junho de 2011

Soluções simples, um grande desafio



Trabalhar com criatividade significa viver constantemente na busca de grandes idéias. Seja design, arquitetura, arte ou marketing, o que realmente funciona e por isso se persegue, são sempre os resultados mais simples. O slogan criado há 24 anos pela Lage [_e_] Magy: “Aguardente 51. Uma boa idéia", é um bom exemplo disto. Além de identificar e posicionar o produto até hoje no mercado, com criatividade e força, o slogan, que adquiriu um significado ampliado se tornando sinônimo de uma boa idéia, é absurdamente simples.

No design, especificamente, ter boas idéias é atingir o vôo mais alto, a simplificação plena, o sintético absoluto, em outras palavras, chegar ao óbvio.   A televisão com tela plana, o perfil aerodinâmico dos carros, as curvas de Niemeyer e a estrela da Mercedes-Benz, têm o design perfeito. São tão bons que não poderiam ser diferentes. São óbvios de tão simples. O difícil para quem os cria, é que obter resultados fáceis não é nada fácil. É preciso antes de tudo, muito trabalho e muita experiência para saber o que fazer e o que não fazer, para que o trabalho chegue onde se necessita.

Neste ponto o design mistura-se com a arte. Podemos comparar seu resultado final com uma estátua esculpida em uma pedra. Ao olharmos a obra de arte pronta, vemos sua perfeição, mas não o quanto de cascalho teve que ser retirado da rocha para que resultasse naquilo que todos admiram.

Assim como o escultor, o bom designer sabe com quantas marretadas se faz uma boa idéia. Seu desafio diário entretanto, não é apenas acreditar no seu cinzel, ou seja, na sua própria capacidade criativa, mas fazer com que o cliente acredite junto com ele, naquilo que ainda não existe para se ver. Como cada novo trabalho possui um público-alvo diferente com novos posicionamentos no mercado, novos tipos de concorrência, novas metas, novos objetivos e portanto, novos conceitos a serem transmitidos através do design, somente a experiência é capaz de confortar e garantir que um novo desafio será transformado, através de soluções simples, em mais um case de sucesso.

O desafio do cliente, por outro lado, é apostar na experiência do profissional ou da empresa de design contratada e acreditar que da mesma forma que desenvolveram soluções criativas para outros clientes ou para outros trabalhos já solicitados anteriormente, estarão, através de um briefing bem passado, fazendo valer o investimento, ao atingir o resultado esperado no futuro.

Autor: Luiz Renato Roble


Publicado em: 11/05/2011, no site: www.qualidadebrasil.com.br

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