sexta-feira, 5 de março de 2010

Como não ser despedido V


Muitas vezes pessoas não percebem que um dia serão despedidas, e se colocam como avestruzes.
A não ser em casos de fusões e incorporações, onde o evento surge do nada, muitos cargos são perdidos por tecnologia, novos métodos gerenciais ou novas leis em curso.

Portanto, uma das formas de não ser despedido é ficar atento ao que acontece em administração e ciência e tecnologia em geral.

Um médico amigo meu, especialista em cirurgia cardíaca de bebês, foi lentamente perdendo clientela com o avanço de testes pré-natais cada vez mais sofisticados. Não foi despedido pelo Hospital, mas pelos clientes, por assim dizer.

Outro amigo meu, jornalista, percebeu que a lei no congresso que terminava com a reserva de mercado do jornalista iria ser aprovada, e que as empresas jornalísticas poderiam passar a contratar profissionais para escrever os cadernos de economia, economistas que escrevem bem, por exemplo.

Hoje, estes economistas são contratados como colunistas, para contornar a lei, mas daqui para frente os jornais poderiam tê-los diretamente. Foi quando decidiu fazer um curso de economia, com muito proveito.

Entre um economista que agora pode exercer legalmente o cargo de jornalista e um jornalista experiente com mestrado em economia, qual um dono de jornal escolheria?

A sociedade agora está bem melhor servida. Um ganha ganha para todos, leitor, dono de jornal e jornalista com diploma da área que escreve todo dia.
Portanto fique atento.
E lembre-se a melhor forma de nunca ser despedido é criar a sua própria empresa.
Do blog do Stephen Kanitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário