sábado, 27 de março de 2010

A formação do Líder LVII


As estratégias motivacionais

O homem motivado

Um indivíduo motivado em seu trabalho não se circunscreve à empresa que o emprega. Transcende-a, indo ao encontro de sua plena expansão como ser humano integral, em suas dimensões biológica, social, política e espiritual. O trabalho representa, para ele, um meio de manifestação na história e na sociedade e não uma simples fonte de subsistência.

A empresa constitui o instrumento com o qual construirá a sua história pessoal e desempenhará o seu papel na comunidade que o abriga.

O trabalho motivado é o pré-requisito para a fruição do tempo livre e do lazer e o recurso indispensável para o alcance da autonomia e do aprimoramento nas relações interpessoais.

O líder, para alcançar essa motivação de seu pessoal para o trabalho, deve descer de seu pedestal, construído por insegurança quanto aos seus próprios recursos psicológicos ou por desconfiança e medo de seus possíveis concorrentes e reconhecer que todas as pessoas são indivíduos iguais a você, apenas desempenhando, no momento, funções diferentes das suas e julgadas, segundo algum critério, mais ou menos importantes.

Em resumo, o comportamento motivado é impulsionado principalmente por valores respaldados em necessidades superiores do indivíduo e o comportamento de subsistência (manipulado, dominado, beneficiado) é impulsionado pela busca da redução da insatisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário