sábado, 6 de março de 2010

A formação do Líder LI


A Motivação

O comportamento

O comportamento é a manifestação explícita do indivíduo no ambiente através de um sistema de ações dotadas de significado, seja de natureza verbal ou não verbal. Pode ser automatizado (condicionado), voluntário (auto-gerado) e emergente (espontâneo).

Comportamento automatizado pode ser exemplificado por uma pessoa que treme, gagueja, esfria diante de uma platéia para a qual está se apresentando. Este comportamento leva o rótulo de timidez ou nervosismo e representa um conjunto de respostas automatizadas aprendidas em situações anteriores.

Voluntário representa a manifestação de um conjunto de ações voltadas para a consecução de um fim determinado: preparar a pauta de uma reunião, orientar o desempenho do subordinado, transmitir informações acerca de novos procedimentos.

Emergente ou aparentemente espontâneo constitui a expressão de um estado emocional ou afetivo difuso ou intenso. Pode ser lembrado como aquele dia em que você sai de casa cantando, saltitando ou então, de mau humor, com ar distante ou distraído. São comportamentos que representam a manifestação de nosso estado interior.

Outra situação ocorre quando apresentamos respostas originais e criativas diante de situações novas ou inesperadas. Estamos nos comportando numa dimensão não voluntária e também não condicionada e são muito perceptíveis nas crianças, antes mesmo da manifestação da inteligência e da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário