terça-feira, 30 de março de 2010

A formação do Líder LVIII


As estratégias motivacionais

A estratégia econômica

É o conjunto de medidas tomadas pela administração enfatizando a utilização de incentivo financeiro, direto ou indireto, como meio para a obtenção de maior produtividade dos recursos humanos, acompanhada de aperfeiçoamento tecnológico e melhor controle dos recursos materiais.

A estratégia psicossocial

É composta pelas medidas desencadeadas pela administração no sentido de reestruturar os aspectos psicológicos, sociais e culturais, de modo a aumentar a coesão e a harmonia das relações humanas em torno de valores, crenças e símbolos assumidos coletivamente.

A estratégia política

É definida pelas medidas que conduzem a mudanças nas relações de poder entre os grupos empresariais.

A estratégia motivacional integrada

A questão da motivação está inserida num complexo e, para entende-lo, é necessário que os administradores e empregados reflitam juntos e desenvolvam ações relacionadas às relações de poder, econômicas e psicossociais (peculiaridades psicológicas e sociais, tais como expectativas, valores, costumes, simbolismo).

Baseado no trabalho de Ruy de Alencar Mattos

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