sábado, 20 de março de 2010

A formação do Líder LV


Os motivos do ser humano

Existem quatro motivos fundamentais na existência humana:

o ser o ter o saber e o poder


O indivíduo motivado para SER caracteriza seu desempenho na busca incessante da auto-realização de seu potencial, transcendendo da linha da normalidade social, em direção ao desabrochar das faculdades superiores do ser humano.

Há duas manifestações desse motivo: a artística e a mística. No primeiro caso ocorre principalmente o desenvolvimento dos sentidos voltados para a percepção do mundo exterior, traduzido na habilidade e aptidão para lidar com as formas, os sons, as cores, enfim, com a estética da natureza. Esse grupo é composto pelos artistas. Na manifestação mística encontramos indivíduos voltados para a busca da verdade interior, na procura do sentido da vida, enfim, da sabedoria.

O indivíduo orientado para o TER caracteriza-se pela exacerbação da necessidade de adquirir e acumular bens materiais.

É uma tendência a reter e conservar o que não é inato, mas que se revelou como conseqüência do impacto das condições sociais. Representa, por um lado, a acumulação de bens que podem ser considerados supérfluos à vida humana e, por outro, a tendência de coisificar o próprio ser humano, transformando-o em bem de consumo e produção. Para os motivados pelo impulso de TER, talvez o maior prazer não consista tanto em possuir coisas materiais, mas seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário