sábado, 13 de março de 2010

A formação do Líder LIII


A Motivação

Os Objetivos

Quanto ao produto

Há dois tipos de indivíduos: aqueles em cujo plano de vida predominam os objetivos concretos ou materiais e aqueles para quem os objetivos abstratos ou ideais devem prevalecer sobre quaisquer outros. É provável que numa mesma pessoa, em diversas fases de sua vida, ocorram alternância desses dois enfoques.

Quanto à orientação

Há indivíduos voltados predominantemente para a satisfação de suas próprias necessidades, estabelecendo assim objetivos caracteristicamente egocêntricos. Por outro lado, há indivíduos que têm como objetivo prioritário a satisfação das necessidades altruísticas.

No meio empresarial podemos observar essas duas orientações da motivação que se traduzem em servir-se da organização em proveito próprio ou no servir à organização ou à comunidade através da organização. No primeiro caso, o indivíduo enfatiza a busca da sobrevivência e da segurança através do emprego estável, enquanto que no segundo privilegia o trabalho como meio de realização de seu potencial como agente de transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário