quarta-feira, 31 de março de 2010

Mulher, sexo forte!

Carta ao leitor, da Revista Administrador Profissional n° 285, de março/2010

Ao retratar um pouco a vida de cinco profissionais que ocupam posições de comando em diferentes áreas, entre elas a de uma coronel da Polícia Militar, esta edição da Revista Administrador Profissional presta uma singela homenagem à mulher brasileira: símbolo de garra, coragem, determinação e competência.

Ao longo da história, a mulher, em todo o mundo, vem enfrentando diferentes tipos de discriminação para fazer valer o seu direitode participar do mercado de trabalho, reflexo de uma sociedade machista que, em uma demonstração de pura prepotência - para não dizer de fraqueza, de mediocridade -, conferiu-lhe o rótulo de cuidar dos afazeres domésticos, sem direito a contestações. Esse conceito sofreu forte impacto com o advento das duas Guerras Mundiais, quando o homem foi para as frentes das batalhas e a mulher teve de assumir os negócios familiares e sua posição no mercado de trabalho. Apesar de avanços, ainda persistem focos de resistência que, aos poucos, são dissipados, graças à própria mulher que nunca se intimidou com o que lhe foi imposto e sempre se mostrou ousada e disposta para enfrentar desafios.

A intenção ao prestar essa homenagem não é falar das dificuldades, das agruras e dos reconceitos que as mulheres tiveram e ainda terão de passar para a conquista definitiva desse espaço, embora, devemos reconhecer, ainda falta muito para que essa luta tenha um final feliz –a maioria ainda se queixa de ter de enfrentar diariamente uma jornada dupla ou, o que é pior, de receber salários inferiores aos de seus pares masculinos–, queremos enaltecer o quanto são capazes de contribuir para o sucesso dos negócios e para o crescimento econômico e social. E isso não se deve apenas ao dom de emprestarem um toque especial à forma como gerenciam suas atividades, mas, principalmente, por saberem como ninguém usar a sensibilidade para integrar equipes ou para encontrar respostas criativas para problemas considerados insolúveis.

Hoje, diversas pesquisas revelam que elas são maioria nos cargos de coordenação e que somam
quase 25% das posições mais altas de comando. Desnecessário dizer que a competência é a principal arma para se chegar ao postos mais cobiçados. Porém, quando a esse atributo são incorporados qualidades como afetividade, versatilidade, percepção apurada e até mesmo largos sorrisos, itens considerados indispensáveis nos processos de mudanças organizacionais e no fortalecimento de culturas empresariais, é fácil entender porque estão assumindo cada vez mais cargos estratégicos nas organizações, sem deixar de lado a administração do lar e a educação
dos filhos.


A bem da verdade, sempre souberam cultivar suas qualidades com maestria, ao contrário dos homens que as escondem para não demonstrar fragilidade. Com isso, criaram uma marca própria, o famoso “jeitinho feminino”, que tanto transforma os ambientes em harmoniosos e produtivos. Basta olhar para qualquer empresa para ver o quanto são importantes.

Parabéns!

Adm. Walter Sigollo
Presidente do Conselho Regional
de Administração de São Paulo -
CRA-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário