quarta-feira, 10 de março de 2010

A formação do Líder LII



A Motivação

Os Objetivos

O objetivo constitui o alvo para o qual dirigimos os nossos esforços mentais e físicos no sentido de satisfazer nossas necessidades e concretizar nossos valores. Ao atingi-lo fechamos um ciclo motivacional com a conseqüente redução do estado de tensão que originou o nosso comportamento. Não é o fim do processo, mas o instrumento necessário à sua continuidade. Podem ser classificados em quatro grupos:


Quanto à percepção

Há pessoas que possuem percepção do “para que” de seus comportamentos, estabelecendo seus objetivos de modo adequado, ou seja, levando em conta os recursos de que dispõem, as características do ambiente e a oportunidade de seus atos. Outras agem como se estivessem sob controle remoto, como instrumentos manipulados por alguém, que detém algum tipo de poder sobre a sua conduta e outras agem como mecanismos automáticos, reagindo apenas às pulsões instintivas e emocionais internas.

Enquanto as primeiras têm consciência de seus objetivos, as outras comportam-se segundo objetivos que desconhecem. A primeira constrói uma vida autônoma, a segunda segue uma vida heterônima e a terceira transforma-se gradualmente num autômato, fechando-se sobre si mesma, descambando para doenças psíquicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário