sábado, 2 de abril de 2011

A advocacia e a Geolocalização


  


Publicado em 14-Mar-2011,  AM por Gustavo Rocha


Na última semana uma reportagem destacou uma nova visibilidade do marketing: A Geolocalização.

O que é isto?

Geolocalização é um serviço que identifica onde o usuário está naquele momento, baseado pelo GPS do celular ou do IP do seu computador. Leia aqui uma definição.

Algumas empresas já se deram conta do que isto representa em termos de marketing. Você já sacou a ideia?

Pense comigo: Você está na rua, em frente ao número 245 da Rua João da Silva. Então você sente vontade de encontrar um restaurante português típico. Você faz o que?

Se fosse antigamente, você entraria em algum local e pediria as páginas amarelas. (Faz tempo, né?)

Hoje, você abre o seu celular entra no google ou em outro serviço e digita o restaurante português na cidade tal…

Será somente isto mesmo?

Hoje, já está melhor. Serviços como Foursquare já estão cadastrando as empresas e desta forma quando você abre o serviço no celular, o mesmo já sabe onde você está (em razão do GPS) e já indica empresas cadastradas próximas. Impressionante, não? Leia sobre esta realidade aqui.

Agora vamos imaginar o futuro breve: Ao invés de cadastrar sua empresa em serviços na internet tradicionais, você vai cadastrar em serviços de geolocalização. As pessoas que estiverem pertas do seu negócio ou se dirigindo para perto dele poderão encontrar o seu negócio num clique.

E na advocacia?

    Cabem duas reflexões neste sentido:

    1. Como a advocacia vai reagir diante desta tecnologia? (será mercantilização ou não)

    2. Como os advogados estão se preparando para isto?

Ainda são reflexões, não temos decisões a este respeito nos Tribunais de Ética, nem vislumbramos muitos advogados (eu conheço talvez uma meia dúzia que já tocou no assunto da geolocalização pela internet) pensando a respeito do assunto, infelizmente.

A tecnologia para muitos profissionais da advocacia ainda é um tabu. Pode até ser um tabu, mas é uma realidade e isto não tem volta.

A pergunta é: Para você, a geolocalização ainda é um tabu?

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br


do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário