quinta-feira, 14 de abril de 2011

Seu negócio é certinho?


Publicado em 24-Mar-2011, por Gustavo Rocha


Tempos loucos exigem organizações malucas”. Tom Peters

Esta frase tem total sintonia com o universo moderno empresarial. Estamos numa época em que todos querem inovação, querem mudança, querem ser diferentes e diferenciados. As consequencias são muito fortes e impactantes nas pessoas.

Você não percebe esta realidade?

O seu negócio não busca incessantemente algum diferencial?

Se não o faz, deveria.

Contudo, para algumas pessoas, diferencial é sinônimo de falta de trabalho. Vamos pegar o exemplo dos funcionários do Google: Eles podem jogar, dormir, ver TV, etc, em horário de trabalho. Muitos vêem isto como um diferencial supremo e pensam que eles ganham para não fazer nada.

Ledo engano.

O que estas pessoas não vêem é que para ter liberdade como o exemplo citado, as pessoas trabalham e muito com criatividade, vontade, garra e podem fazer do seu tempo o que lhe é mais conveniente, com foco na empresa.

Quando damos esta liberdade para pessoas que não sabem usufruir da liberdade, elas usam apenas para si, esquecem da coletividade, esquecem da liberdade que ganharam e deveriam utilizar para si e para a empresa.

Muitos querem o bonus, mas não o ônus.

Criar diferenciais no ambiente de trabalho não é algo simples ou fácil. Requer da direção muita organização, planejamento, dedicação e controle. Lidar com funcionários criativos, idem. Muitas vezes eles ficam entediados, tristes e deixam de pensar, querem apenas fazer as coisas mecanicamente.

Inicie esta organização analisando os funcionários, suas funções, ambições e valores emocionais e de futuro. De posse destas informações, separe os líderes, mais preparados e emocionalmente estáveis para debates sobre negócios, produtos, enfim, sobre o futuro da empresa. Um brainstormming de ideias para impulsionar o negócio.

Seu negócio é certinho?

Cuidado, como diz Tom Peters, tempos loucos exigem empresas malucas.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário