sexta-feira, 22 de abril de 2011

Longevidade Sustentável


Publicado em 5-Apr-2011,  por Danilo Brito


O cenário atual é composto por muitas variáveis e, conseqüentemente, intempéries. A solução plena é utopia, mas um planejamento estratégico de impacto minimiza riscos e traz mais retornos.
 
Posição estratégica é fruto de planejamentos. Planejamentos são frutos de pesquisas. O cenário em que uma empresa está inserida é vasto, sendo que toda a dimensão envolve os avanços tecnológicos e sociais, frutos de políticas dos países e do mundo. O fim do antagonismo entre os blocos capitalista e socialista gerou uma verdadeira revolução nas relações internacionais, possibilitando os países, antes denominados “subdesenvolvidos”, a progredirem substancialmente. O Brasil foi beneficiado com a abertura de mercados, se fortaleceu com a formação do Mercosul, houve a estabilização da moeda e do controle inflacionário, mudança na política cambial e aumento das exportações. Nossa nação, atualmente, junto às outras economias emergentes, tem destaque mundial. Com a economia superaquecida, como garantir a longevidade dos negócios de maneira sustentável? O Brasil é considerado um país com enorme potencial, apesar dos gargalos existentes em infraestrutura e educação. Nosso país também não importa em grande escala tecnologia de ponta, mas todo o progresso econômico tende a gerar progresso social. As empresas devem constantemente lembrar-se que colaboradores e consumidores provêm da sociedade. As organizações têm como base o trinômio recursos, processos e pessoas. Porém, este trinômio não funciona eficientemente sem a participação adequada das pessoas. Contudo, é notável o fato das instituições se aterem a valores monetários para se sentirem competitivas, apenas controlando dados como faturamento e gastos. O setor de RH é condicionado apenas a ver o lado da empresa, dentro dos parâmetros das leis e isto também é visto como “competitivo”. O mercado consumidor apresenta um excelente vigor econômico, mas é preciso estudar para onde vai o consumo e é a cultura de determinada região que define isto. Orgãos reguladores adotam medidas mais rigorosas de fiscalização com a ajuda da tecnologia da informação. A internet cria novos layouts de negócios, podendo sucumbir modelos tradicionais. A mesma ferramenta mantém a sociedade mais informada sobre direitos do consumidor e legislação trabalhista. Áreas como logística deixam de ser um centro de custo e tornam-se centro de lucros, desempenhando função estratégica nas organizações, com economias de escala de tempo e de dinheiro. Políticas de outros países impactam o Brasil e vice-versa. São inúmeras as intempéries. O empresariado precisa despertar para o cenário atual e estudar as grandes tendências. Os valores intangíveis das organizações têm impactos colossais, a ponto do BNDES cogitar mudanças na política de concessão de créditos, já que dados, além de poderem ser manipulados, não mensuram imagem da organização, capital intelectual da empresa, satisfação do colaborador nem fidelização de clientes.
 
Os cenários mudam constante e aceleradamente. A longevidade sustentável do negócio tem como premissa um modelo de gestão flexível, fruto de planejamentos estratégicos contínuos, que observe atentamente todo o macroambiente e tente se adaptar. As empresas, principalmente às que assistiram a maior parte das transições, devem repensar o seus negócios, caso desejem sobreviver por mais tempo.


do site: www.gestopole.com.br

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