sexta-feira, 1 de abril de 2011

Voce ja ouviu falar em COACHING?


Publicado em 25-Feb-2011,  por Claudia Goellner Signoretti


Muito se tem falado em coaching ultimamente dentro do meio coorporativo tanto quanto no âmbito pessoal. Muitas pessoas ainda não conhecem o coaching e as que conhecem acham que ele é uma metodologia nova. No entanto, ele não é tão novo assim, o Life Coaching (Coaching de Vida) surgiu em Nova York na década de 60 como um programa educacional. Depois o termo “coach” foi utilizado no meio esportivo, onde se utilizava tal terminologia para os treinadores.

Foi na década de 80 que o Coach entrou para o mundo dos negócios em programas de liderança e depois evolui para um poderoso e eficiente processo. Este eficiente processo nos últimos anos ganhou força total nos Estados Unidos e na Alemanha, onde de acordo com a Harvard Bussines Review Survey mais de 48% das companhias agora usam coaching para desenvolver Alta Performance em capacidades de liderança.

                Mas afinal o que é um processo de coaching? Primeiramente antes que fique confuso, vamos esclarecer: a terminologia “coaching” é utilizada para o processo, ou seja, processo de coaching. Enquanto “coach” é o profissional que realiza o processo. A pessoa que contrata este processo é chamada de cliente ou “coachee”.

                O processo de coaching, sendo explicado de uma maneira bem sucinta é um processo onde uma ou um grupo de pessoas o fazem para chegar a um objetivo em um acelerado período de tempo. Normalmente um processo de coaching tem duração de 12 encontros semanais, ou seja, em três messes você alcança o seu objetivo.

Milagre? Não, o que faz com que você alcance seu objetivo são vários fatores: um profissional coach qualificado que te dará todo apoio e suporte possível; juntos vocês definirão tarefas que o fará chegar mais próximo de seu objetivo; você terá o foco perfeito, sem perder tempo com lugares que o levarão a lugar nenhum; administração de tempo, você saberá quando investir suas energias; além do quando, você saberá onde investir tais energias. Você terá metas, tarefas, foco, ação, entendimento do problema. E o resultado é: sucesso!

Porém o coaching funciona se trabalharmos com metas realistas. Para isso existem metas de curto, médio e longo prazo. Se o objetivo não é alcançável não se faz coach, afinal coach é 100% de sucesso! O que se faz é alcançar objetivos preliminares para que o objetivo maior seja finalmente conquistado.
O processo de coaching se dá em várias áreas, pode ser na área profis
sional, empresarial e na pessoal. Coaching pode ser feito para aprender a liderar, obter alta performance, aumentar produtividade, manter relações saudáveis, conhecimento das próprias limitações, coaching vocacinal para pré-vestibulando, para parar de fumar e até para emagrecer. O segredo é que a metodolgia na realidade é uma filosofia de vida, ela é totalmente flexível e se encaixa em tudo que se relaciona com o componente principal do coaching: o ser humano.

Este é um processo ao qual trabalha com valores, missão de vida, crenças limitadoras, potencialidade de suas capacidades. Um dos aspectos bastante trabalhados em um processo de coaching são as crenças limitadoras. Sabe aquelas crenças: “não vou conseguir”, “não tem mercado pra isso”, “pau que nasce torto nunca se endireita”, “isso não é pra mim” ou “eu não mereço tudo isso”? São elas que fazem com que bloqueamos nossas reais capacidades. O que aconteceria se você realmente pudesse liberar todas suas habilidades? O que aconteceria se você descobrisse que tem um enorme potencial adormecido dentro de você? Aonde você poderia chegar?

Isso é coaching, é o despertar das potencialidades, dos pensamentos positivos, das suas capacidades e habilidades. È você se conhecer como pessoa e conhecer que pode liberar coisas extremamente positivas e maravilhosas que estão bloqueadas dentro de você. Com este processo você descobre que o céu é o limite. E você? Está preparado(a) para se superar?

*Psicóloga e Professional and Self Coach.


do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário