terça-feira, 19 de abril de 2011

Inteligência Competitiva no Brasil


Publicado em 5-Apr-2011,  por Alfredo Passos

 Doze conferências anuais sobre Inteligência Competitiva no período 1999 e 2011, mostram o crescimento não só de uma área, mas de uma profissão, que há uma década, muitas empresas ignoravam sua importância. Hoje não conseguem encontrar profissionais.
 
No livro "E a Concorrência Não Levou! Inteligência Competitiva Para Gerar Novos Negócios Empresariais, fiz um breve relato histórico sobre a atividade de Inteligência Competitiva no Brasil, que agora resumo neste post.
 
Da primeira conferência que estive presente, 11 de março de 1999, apresentando Jerry P. Miller, Associate Professor do Simons College e Former Board Member da hoje Strategic and Competitive Intelligence Professionals – SCIP, autor entre outros livros de "O Milênio da Inteligência Competitiva", muitas conquistas e grande progresso obtivemos no Brasil, até a 12a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva, que ocorrerá na próxima semana, dias 5 e 6 de abril de 2011.
 
Se na primeira conversa com Chris Kwok do IBC com Mário Kempenich e Alfredo Passos (ambos da ESPM), era difícil identificar empresas e profissionais para completar a programação da conferência, hoje temos empresas e profissionais para preencher, três conferências anuais.
 
Desde o primeiro contato com a SCIP em 1999, muitos acontecimentos e principalmente experiências foram se acumulando para a expansão da atividade de Inteligência no Brasil, no mundo corporativo.
 
Muitos foram os presidentes, diretores e principalmente aqueles que coordenam os chamados "capítulos internacionais" na SCIP nos Estados Unidos. Mas todos procuraram apoiar a iniciativa de constituir um grupo no Brasil.
 
Muitos foram os voluntários desde então para construir esta atividade e difundir o nome da SCIP no Brasil. Para isso, o Google nos é de grande ajuda, pois mantém este histórico vivo para todos aqueles que quiserem se aprofundar no assunto.
 
As novas forças: ABRAIC, IBRAMERC
 
Em 15 de abril de 2000, é fundada a ABRAIC – Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva. Mais um grupo de profissionais de várias organizações brasileiras que realizaram cursos em nível de pós-graduação em Inteligência Competitiva no Brasil, na França e na Bélgica, e outros que já atuavam em áreas afins.
 
SCIP reconhece esforços para consolidação capítulo Brasil
 
Em 12 de março de 2003 a SCIP através de seu presidente Paul Dishman e do Executive Director, Bill Weber, entrega um certificado a Alfredo Passos, em Anaheim, California USA, pelos esforços dos profissionais brasileiros em se reunir, discutir temas, apresentar estudos, as publicações, pesquisas e aguardar a melhor forma para formalização de um capítulo também no Brasil.
 
IBRAMERC

Mais recentemente é fundado o Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado – Ibramerc – desenvolvido para ser a principal entidade brasileira especializada em Inteligência de Mercado.
 
Agora um novo grupo profissional está com o desafio de caminhar com a SCIP no Brasil. E assim as vésperas da 12a. Conferência Anual de Inteligência Competitiva, realizada pelo IBC/Informa desde a primeira, é motivo de comemorar estes 12 anos e nos preparar para os próximos, pois a responsabilidade fica cada vez maior.
 
Bom trabalho, Boa sorte a todos nós!


do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário